Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP diz que inquérito parlamentar a Tancos é “iniciativa precipitada”

26 set, 2018 - 13:32

Bancada comunista quer antes ir mais longe nas responsabilidades políticas de “sucessivos governos”.

A+ / A-

O PCP vai viabilizar a proposta do CDS-PP para uma comissão de inquérito ao caso de Tancos, mas considera que é uma iniciativa precipitada e com "agenda política".

"A iniciativa parece-nos precipitada e claramente forçada por uma agenda política do CDS-PP, que fica muito aquém daquilo que seriam as expectativas uma vez que a informação relevante não está acessível", afirmou o deputado Jorge Machado aos jornalistas, no Parlamento.

O PCP "não colocará obstáculo" à iniciativa do CDS-PP, declarou, sugerindo que "seria mais prudente" aguardar pelo fim da investigação criminal para que os grupos parlamentares pudessem ter acesso a dados que hoje estão em segredo de justiça.

Considerando que "a justiça está a funcionar" e que "isso é positivo", Jorge Machado sustentou que uma comissão de inquérito deve apurar não só as responsabilidades políticas do atual Governo e do ministro da Defesa Nacional e das "altas estruturas do Exército", mas também as responsabilidades de "sucessivos Governos do PS, PSD e CDS".

"Parece-nos que o Ministério da Defesa Nacional tem tido um comportamento muito aquém do desejável", considerou, reiterando recear que a responsabilidade "vá morrer na praça ou no sargento que estava de vigia naquele dia e não nos responsáveis da alta estrutura militar que permitiram que a estrutura de Tancos chegasse ao ponto que chegou".

O PS já disse que não se opõe à criação da comissão parlamentar de inquérito e o deputado social-democrata Marco António Costa, presidente da comissão de Defesa, disse à RenascençaRenascença que “a comissão pode sempre aprofundar, no plano institucional e político, um conjunto de informações e estruturar soluções para o futuro”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+