Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Salesianos lançam novo itinerário catequético para este ano letivo

10 set, 2018 - 14:11 • Ana Lisboa

“Ligações” e é um projeto inovador que pretende contribuir para a atualização da catequese.

A+ / A-

Os salesianos lançaram um novo itinerário catequético inovador para o ano letivo que agora começa.

O projeto foi feito de raiz, a partir dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica.

Segundo o coordenador do projeto, o padre Rui Alberto, a ideia surgiu porque “pareceu-nos que era bem interessante pôr mãos à obra, dar o nosso contributo, a nossa tradição espiritual e pedagógica e ‘cozinhar’ isso tudo, num conjunto de materiais catequéticos, que o catequista médio, uma criança, um adolescente médio pudessem usar com proveito”.

O sacerdote admite que a “preocupação foi manter o máximo de compatibilidade possível com aquilo que de bom já se faz. Procurámos inovar na qualidade dos materiais, no perfil espiritual do crente que estamos a tentar formar, na pedagogia mais inovadora, mais ativa”.

É isso que diferencia o “Ligações”, considera este responsável, que garante que é possível articular este itinerário catequético com os catecismos que já existem: “procuramos ter o mesmo tipo de calendário, a mesma sequência de festas, de momentos de intervenção. Aliás, em muitos aspetos, por vezes os conteúdos são bastante aproximados, outras vezes não. Há dois vetores que procuramos sublinhar e que diferenciam: às vezes uma maior atenção à palavra de Deus e outro é à ligação entre a fé e a vida”.

A ideia “é renovar, porque é evidente que nós estamos em 2018, 2019 e esta geração vive num determinado contexto cultural, mediático, escolar, que pede uma constante renovação”.

O “Ligações” propõe uma caminhada de fé, assente em algumas opções educativas: “A questão do grupo é fundamental, aprender em grupo é para nós uma aposta forte. Porquê? Porque o grupo torna-se um espaço de socialização, onde dá gosto estar junto. Mas esse grupo torna-se quase um laboratório, uma experiência inicial do que é ser Igreja e a fé cristã tem sempre que ser vivida em Igreja”. Esta é uma das opções, as outras têm a ver com “reuniões dinâmicas, propostas que conduzem à intimidade com Deus, aprofundamento e meditação da Palavra e expressão de fé ‘fora de portas’, nas ‘periferias do quotidiano’”.

O “Ligações” desenvolve-se em 12 anos e destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos. O projeto foi dividido “em quatro fases de três anos cada uma: dos 6 aos 8, dos 9 aos 12 e por aí fora”.

O projeto “é para entrar (em vigor) já neste ano letivo, o primeiro ano de cada uma das fases. Infelizmente, na fase mais nova, dos 6 aos 8 anos, não foi possível ter os materiais terminados”, reconhece o padre Rui Alberto.

Com um design apelativo e uma linguagem cativante, o “Ligações” vai chegar ao mercado de forma faseada. Para já, estão disponíveis os materiais para o 4º (A Aventura de Escutar), 7º (Arriscar a Mudança) e 10º anos (Caminho para Amadurecer).

Os materiais estão disponíveis nas livrarias católicas e em todas as dioceses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+