Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado falha controlo do sistema de comunicações SIRESP

01 ago, 2018 - 20:04

Altice continua a controlar o SIRESP. Estado português só conseguiu adquirir a participação de 33% que estava nas mãos da Galilei.

A+ / A-

O Estado português já é acionista do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), mas não conseguiu adquirir a maioria do capital da empresa que gere a polémica rede de comunicações de emergência, que foi apontada por alegadas falhas durante os incêndios de 2017.

Depois da tragédia, o Estado assegurou que queria entrar no capital da empresa, para nela ter algum controlo.

Mas só conseguiu adquirir a participação de 33% que estava nas mãos da Galilei, ex-Sociedade Lusa de Negócios e dona do BPN, e pelo qual vai pagar mais de 2,6 milhões de euros.

A Altice, que já tinha a maioria do capital da empresa, anunciou esta quarta-feira que aumentou a sua participação, passando agora a deter 52,1% do capital social da empresa.

Em outubro do ano passado, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou a que o Estado iria assumir 54% do capital social do SIRESP, uma intenção que não se confirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sérgio Sertã
    02 ago, 2018 Sardoal 00:05
    Mas afinal quem é o Estado? Se alguém falhou, não foi seguramente o Estado, mas sim alguma pessoa.

Destaques V+