Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado vai ter 54% da rede SIRESP

23 out, 2017 - 17:49

Novo ministro da Administração Interna diz que a GNR vai ter “um papel determinante na prevenção e no combate aos incêndios”.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou esta segunda-feira que o Estado vai assumir 54% do capital social do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

“O SIRESP é uma sociedade anónima na qual o Estado vai assumir a maioria do capital. Isso foi decidido no passado sábado”, disse Eduardo Cabrita a jornalistas no final de uma cerimónia que assinalou o nono aniversário da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Guarda Nacional Republicana.

O ministro adiantou que “estão a decorrer trabalhos que visam a reestruturação da estrutura accionista de modo a que o Estado tenha uma palavra decisiva na gestão da empresa SIRESP SA, que passa por assumir 54% do capital social do SIRESP”.

Na sua primeira intervenção pública, o novo ministro da Administração Interna sublinhou também que, no futuro, a GNR vai ter “um papel determinante na prevenção e no combate aos incêndios”, nomeadamente através do reforço do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS).

Eduardo Cabrita destacou igualmente outra das medidas que saiu do Conselho de Ministros de sábado e que passa por dotar a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) “de uma estrutura permanente” e com “um quadro de pessoal estruturado” que lhe permita acorrer e dar uma resposta a todas as situações de protecção e socorro.

”A ANPC vai ser reforçada, consolidando e dando uma estrutura permanente à sua direcção, garantindo que essa estrutura tenha um quadro próprio e é provida por concurso”, sustentou.

Eduardo Cabrita avançou que a GNR, ANPC, sapadores florestais e Força Aérea, no que toca à gestão dos meios aéreos, “serão pilares numa estrutura que terá uma coordenação e uma unidade de comando”.

“Emergência” e “futuro”

O ministro indicou que o Governo está actualmente a “responder à emergência” e a prestar apoio imediato às populações mais necessitadas, mas também “a preparar o futuro” sobre o que é necessário fazer até ao próximo Verão e “preparar aquilo que é um modelo assente na estreita interligação entre a prevenção e o combate”.

Nesse sentido, avançou que os meios aéreos foram reforçados devido ao risco de incêndio através da contratação, até ao final do mês, de 13 helicópteros e quatro aviões anfíbios, estando desde hoje ao serviço e colocados nas zonas de maior risco.

Os meios aéreos disponíveis passaram de 18 para 35, além de um reforço do patrulhamento que está a ser feito pela GNR e Forças Armadas.

O novo ministro aproveitou a cerimónia que assinalou o aniversário da UCC para homenagear os bombeiros, elementos das forças de segurança e das Forças Armadas que, ao longo dos últimos dias, “prestaram um esforço solidário” no combate aos incêndios.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tecnico
    23 out, 2017 IST 18:56
    Os técnicos não disseram já que o SIRESP está tecnicamente ultrapassado e a sua actualização custa mais que um sistema novo? Se assim é porque não investir num sistema de raiz e largar o SIRESP?
  • joao123
    23 out, 2017 lisboa 18:36
    Vão comprar um sistema que está obsoleto. Só já dois países usam esta tecnologia, Portugal e a Áustria. Mais valia gastarem o dinheiro numa tecnologia recente e decente e o Siresp que fosse à vida...

Destaques V+