Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Esperamos boas notícias nas próximas horas”. Recomeçou o resgate das crianças tailandesas

09 jul, 2018 - 07:30

Já foram retirados quatro dos 12 rapazes. O chefe da missão de resgate revelou que foram resgatados “os que estavam melhor preparados”.

A+ / A-
Divulgadas imagens do resgate dos quatro rapazes tailandeses
Divulgadas imagens do resgate dos quatro rapazes tailandeses

Recomeçou a operação de resgate dos jovens e do treinador presos numa gruta, no norte da Tailândia. Para além das dificuldades no acesso, as equipas lutam contra o tempo, já que as previsões meteorológicas apontam para um aumento da chuva nas próximas horas.

À chegada ao local, as equipas de salvamento não fizeram declarações, limitaram-se a mostrar os polegares para cima, antes de partirem para a gruta localizada a cerca de dois quilómetros e cujo acesso está agora bloqueado aos meios de comunicação social.

Os mergulhadores entraram na gruta às 11h00 locais, 5h00 em Portugal Continental. “As condições são tão boas como as de ontem [domingo]. A equipa de resgate é a mesma, com algumas substituições”, disse Narongsak Osatankorn, o chefe das operações, em conferência de imprensa. “Esperamos boas notícias nas próximas horas”, acrescentou.

O comandante garantiu ainda que a chuva que caiu nas últimas horas não afetou o nível de água dentro da gruta.

Os jornalistas no local dão conta de uma grande movimentação de ambulâncias e da chegada de um helicóptero.

Rapazes resgatados ainda não podem abraçar os pais

Os quatro rapazes que foram resgatados no domingo só devem poder ver as respetivas famílias esta segunda-feira, depois dos exames médicos, avança o jornal tailandês 'Kom Chad Lek', citando uma fonte dos serviços de saúde.

Nesta altura os pais ainda não sabem quais os jovens que foram retirados. O nome dos rapazes que já foram retirados não foi divulgado, por respeito às famílias dos que ainda estão presos dentro da gruta.

Até que sejam conhecidos os resultados dos testes de sangue, os familiares terão de ficar a um ou dois metros de distância das crianças e, para já, os rapazes não poderão abraçar nem tocar nos pais. Os médicos querem ter a certeza de que as crianças não contraíram nenhuma doença infecciosa na gruta.

Jovens vão ser retirados em grupos de quatro

Também esta segunda-feira, a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana disse acreditar que os jovens retidos na gruta vão ser retirados em grupos de quatro, o que implica pelo menos duas operações idênticas à que já ocorreu. Em declarações ao canal de televisão australiano Nine Network, Julie Bishop saudou o resgato de quatro das crianças, no domingo, referindo que quase 20 australianos estão a participar na complexa operação de resgate.

"É altamente perigoso, é muito precário e os nossos pensamentos estão não apenas com os meninos, mas também com as equipes de mergulho e resgate que estão a ajudar", disse Bishop. "O facto de ter levado tantas horas sublinha o quão precária é toda essa missão", acrescentou.

O grupo encurralado é composto por jogadores com idades entre os 11 e os 16 anos, e o treinador, de 25 anos.

Os 12 rapazes e o treinador foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só é possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Nas operações de socorro participam 90 mergulhadores, 40 tailandeses e 50 estrangeiros.

O local onde os jovens ficaram presos situa-se a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afetam a zona, o que obriga a que parte do percurso tenha de ser feito debaixo de água e sem visibilidade.

[notícia atualizada às 9h25]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+