A+ / A-

Alunos de Educação Moral reunidos em Encontro Nacional

13 abr, 2018 - 14:36 • Ana Lisboa

Com o tema genérico “Desa(r)ma-te”, os jovens do Secundário são desafiados à descoberta da “mística dos Templários”.

A+ / A-

Mais de 1.700 alunos do ensino secundário de 17 dioceses portuguesas encontram-se, esta sexta-feira e no sábado, no VIII Encontro Nacional de Ensino Secundário da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Os trabalçhos arrancam às 18h30 desta sexta-feira, no Parque Mouchão, em Tomar, com os jovens participantes a serem convidados a tomar parte da “mística dos Templários” com momentos de “alegria, convívio e compromisso com o bem de todos”.

"Esperamos que seja um momento de festa, de encontro e crescimento para estes alunos que connosco fazem uma experiência significativa de crescimento individual e coletivo no secundário", afirma o coordenador nacional da disciplina, Fernando Moita.

O responsável explica que com o tema deste ano - “Desa(r)ma-te", se pretende “dar aos alunos a ideia de que é verdadeiramente feliz quem se ama e quem ama os outros. Para isso é necessário desprender-se de si para, em conjunto com os outros, descobrir o serviço como razão de vida".

O acolhimento e o jantar desta sexta-feira vão decorrer “em ambiente medieval”, seguindo-se “um percurso noturno que leva os participantes ao Convento de Cristo”. Neste local, os estudantes vão ter “um momento de “reflexão e de concerto”, onde são convidados a “descobrir o tesouro dos Templários através do silêncio e da música”.

Vai estar presente nesta ocasião o bispo de Santarém, D. José Traquina, que vai investir os jovens no compromisso de “cavaleiros”, no “bem ao serviço de todos”, no seguimento das várias unidades lectivas aprofundadas na disciplina de EMRC como, por exemplo, "A ética e a economia", "Um Sentido para a vida", "Ética e valores", "Política, ética e religião" e "Civilização do amor".

Amanhã, sábado, a jornada começa bem cedo com um “jogo de pista”, em que os alunos vão conhecer "os pontos mais importantes da cidade de Tomar como a Sinagoga, a Igreja de São João Baptista ou a Igreja de Santa Maria dos Olivais, Igreja Mãe dos Templários".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+