Tempo
|

Sons da cidade

15 jun, 2013

O concerto "Lisboa em Si", o livro "O Irmão Lobo"e curtas-metragens no Porto são alguns dos destaques do “Ensaio Geral” desta semana.

Falta uma semana para o concerto que promete pôr Lisboa a tocar para si mesma. A partir de sons de barcos, eléctricos, comboios, carros de bombeiros e sinos, o músico Pedro Castanheira compôs "Lisboa em Si", uma peça de sete minutos para ser interpretada por mais de 100 músicos, às 22h00,  21 de Junho.

A Norte, fomos conhecer o Porto7 - Oporto International Short Film Festival. É um festival 100% gratuito e cada vez mais procurado por produtores internacionais de curtas-metragens.

A escritora Carla Maia de Almeida lança o seu primeiro livro destinado ao público juvenil. "O Irmão Lobo" conta a história de uma família e de um país em erosão contada através da voz da Bolota, de 8 anos, uma criança com um pai desempregado.

Em Évora, fomos visitar a exposição  "Deus, labor et constantia", no Paço dos Condes de Basto.  Organizada pela Fundação Eugénio de Almeida, releva a vida e a obra de uma família única visionária, empreendedora e humanista.

O presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC) e colaborador semanal do Ensaio Geral, Guilherme d'Oliveira Martins, lembra o legado desta família Eugénia de Almeida.

O destaque musical da semana vai para Luiz Caracol, que acaba de lançar o seu primeiro disco a solo, "Devagar".

“Ensaio Geral” é um programa com edição de Maria João Costa e sonorização de Rui Glória, que pode ouvir na Renascença às sextas-feiras, pelas 23h30, ou a qualquer altura na Internet.