Agência Europeia testa avião espacial autónomo e reutilizável

11 fev, 2015

O Veículo Intermediário Experimental, que vai fazer toda a operação autonomamente, descolou da Guiana Francesa.

Agência Europeia testa avião espacial autónomo e reutilizável
A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou esta quarta-feira um avião espacial experimental, no âmbito de um projecto para desenvolver o primeiro sistema de transporte espacial reutilizável.

O voo suborbital tem como objectivo “testar tecnologias e sistemas críticos para os futuros sistemas europeus de reentrada automática”, explica a ESA no seu site.

Ao desenvolver um aparelho que consiga fazer aterragens autónomas numa pista em vez de se despenhar no mar, a agência europeia espera diminuir os custos das viagens, mas também poder trazer mais facilmente para estudo amostras de corpos terrestres, como cometas.


O IXV antes do lançamento. Foto: ESA

O Veículo Intermediário Experimental (IXV), que vai fazer toda a operação autonomamente, descolou da base da ESA na Guiana Francesa, América do Sul, depois de um atraso de 40 minutos.

O IXV deve separar-se do foguete de lançamento aos 320 quilómetros de altitude, viajar até aos 420 quilómetros e depois voltar a reentrar na atmosfera terreste.


O circuito do IXV. Foto: ESA

Durante a descida, o veículo vai reunir dados para “ajudar a guiar o desenvolvimento de futuros aviões espaciais”, explica a ESA.

Com a ajuda de um pára-quedas o aparelho deve aterrar no Oceano Pacífico, 100 minutos depois do lançamento. Um navio de recuperação já está preparado para a operação de resgate.