Tempo
|

Conferência Episcopal felicita D. Manuel Clemente por ter sido feito cardeal

23 fev, 2015 • Paula Costa Dias

A próxima reunião plenária dos bispos portugueses servirá para reflectir sobre os centros sociais e paroquiais e as misericórdias, informou o porta-voz, padre Manuel Barbosa.  

Conferência Episcopal felicita D. Manuel Clemente por ter sido feito cardeal
O Conselho Permanente da Conferencia Episcopal expressou esta segunda-feira o seu regozijo pela nomeação de D. Manuel Clemente como Cardeal.

No final da reunião o porta-voz padre Manuel Barbosa lembrou que “São Paulo recorda que se um membro é honrado todos os membros participam da sua alegria. É este também o sentimento que exprimimos cordialmente com a promessa da nossa oração e da nossa solidariedade colaborante”.

É, por isso, salientou o padre Manuel Barbosa, uma “palavra de regozijo” que os bispos manifestam “por este serviço que o Papa pediu a D. Manuel Clemente como Cardeal para junto dele cooperar duma maneira simples e humilde na Igreja universal”.

A reunião desta segunda-feira serviu para preparar a próxima Assembleia Plenária a decorrer de 13 a 16 de Abril e em que vai ser apresentada uma síntese com os contributos das dioceses sobre a Família, na sequência do recente Sínodo.

O padre Manuel Barbosa disse que os bispos esperam que “das dioceses venha essa perspectiva de olhar para a frente.” Para, refere o sacerdote, “como o Papa indicou, olhar para a frente e ver como é que se pode caminhar”.

Até 25 de Março chegarão os contributos das dioceses de modo a que seja depois possível elaborar a síntese que será posteriormente enviada para Roma.

Nesta reunião os bispos decidiram ainda que, na próxima assembleia plenária farão uma reflexão sobre os centros sociais paroquiais e as misericórdias, e que as próximas jornadas do episcopado serão sobre a vida consagrada.