Jornadas da Pastoral da Saúde convidam a olhar o sofrimento com esperança

27 nov, 2014 • Ângela Roque

Reflectir sobre a dimensão terapêutica da espiritualidade é um dos objectivos das jornadas que decorrem na Idanha, em Belas.

O “Sentido Cristão do Sofrimento” é o tema das Jornadas da Pastoral da Saúde promovidas pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, e que decorrem ao longo desta quinta-feira, na Idanha, em Belas.

“A questão do sofrimento é comum a todos nós. Estas jornadas pretendem ser um contributo ao nível da sociedade para nos ajudar a reflectir e a ver o sofrimento e a doença não numa perspectiva negativa, mas como algo que nos acontece mas que não é um fim”, explica à Renascença a irmã Paula Carneiro.

Para a conselheira provincial, esta é uma oportunidade para falar da importância que a dimensão espiritual tem na recuperação dos doentes. “A espiritualidade tem esta dimensão terapêutica e recuperadora: por vezes ajuda a pessoa a encontrar um sentido para uma situação de doença que fez mudar o rumo de uma vida”.

A doença, e sobretudo a tentativa de a encararmos de outra forma, “abre-nos à esperança e por vezes pode representar um caminho de reconciliação consigo mesmo e com a vida”, considera.

Esta é a quinta edição das Jornadas da Pastoral da Saúde e decorre esta quinta-feira na Casa de Saúde da Idanha, uma das instituições onde as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus acolhem e cuidam de doentes mentais.