Morreu “uma mente brilhante”

24 mai, 2015

John Nash tornou-se conhecido pelo trabalho sobre a teoria dos jogos e ganhou o Nobel de Economia em 1994.

Morreu “uma mente brilhante”
O matemático John Nash, prémio Nobel da Economia que inspirou o filme “Uma mente brilhante”, morreu num acidente de viação em Nova Jérsia. Nash, conhecido por ter revolucionado a área da Teoria dos Jogos, produziu importantes trabalhos matemáticos, mesmo depois de anos a lutar contra a esquizofrenia paranóide, que lhe foi diagnosticada no final dos anos 50.

O matemático norte-americano John Nash, prémio Nobel, que inspirou o filme “Uma mente brilhante”, morreu num acidente de viação em Nova Jérsia. A informação está a ser avançada pela televisão "ABC News" que cita a polícia local e também confirma a morte da esposa Alicia.

O casal, de 86 e 82 anos respectivamente, seguia num taxi que se despistou ainda por razões por apurar. Os dois foram cuspidos para fora da viatura e não resistiram aos ferimentos.

O matemático tornou-se conhecido pelo trabalho sobre a teoria dos jogos e ganhou o Nobel de Economia em 1994.

O actor Russell Crowe, que no cinema foi o actor principal do filme inspirado em Nash, já homenageou o casal através da sua conta no Twitter. "Uma parceria maravilhosa. Mentes brilhantes, corações belos", escreveu.

O filme conquistou o Oscar de Melhor Filme em 2002.