07 jan, 2015 • Filipe d’Avillez
Crowd at the #JeSuisCharlie vigil lifting pens in the air #C4news pic.twitter.com/LxEAFOi30O
— Oz Katerji (@OzKaterji) January 7, 2015
A manifestação em Paris está a ser acompanhada de gestos de solidariedade um pouco por todo o mundo, sobretudo nas redes sociais onde o "hashtag" (etiqueta que agrupa "posts" por tema) #JeSuisCharlie está a ser utilizado para a partilha de mensagens de luto, revolta e solidariedade para com as vítimas e a sociedade francesa. Em várias cidades há pequenas concentrações, muitas das quais diante das respectivas representações diplomáticas de França.
#JeSuisCharlie A minute of silence #AFP staff pic.twitter.com/mmBNbRbrJC
— Randa HABIB (@RandaHabib) January 7, 2015
O atentado que teve lugar um pouco antes do meio-dia vitimou pelo menos 12 pessoas, 10 funcionários da revista e dois polícias, e foi levado a cabo por um comando de terroristas, ao que tudo indica, islâmicos. Pelo menos um dos polícias foi morto com um tiro de caçadeira, à queima roupa, enquanto estava deitado no chão, ferido.
This is happening around the world #JeSuisCharlie #CharlieHebdo http://t.co/XG0f0f1Ds7 pic.twitter.com/9aRWB8nl4q
— The Independent (@Independent) January 7, 2015
Nas imagens do ataque vêem-se claramente dois homens armados e encapuzados, vestidos de preto, que gritam palavras de ordem típicas do fundamentalismo islâmico, como "Allahu Akhbar" ("Deus é grande").
I admire France for their freedom & dedication to separation of church & state #JeSuisCharlie (image @cvillanove) pic.twitter.com/ZXOVbSQtKO
— Gemma Tomlinson (@gemsmaquillage) January 7, 2015
Findo o ataque os terroristas entraram num carro e puseram-se em fuga. O carro foi abandonado mais tarde, mas os autores do atentado estão a monte. O Governo subiu os níveis de alerta e accionou os planos antiterrorismo e decorre uma verdadeira caça ao homem para tentar apanhar os autores do ataque.
Tomorrow's cartoon from @washingtonpost cartoonist Tom Toles: http://t.co/0Re1XCL3qs #CharlieHebdo #JeSuisCharlie pic.twitter.com/kgEG6ALrjF
— Karen Attiah (@KarenAttiah) January 7, 2015