Tempo
|

Vem aí um Verão quente

21 jun, 2012 • Isabel Pacheco

Pouca chuva e dias mais quentes que em 2011 caracterizam a nova estação. Há uma nuance: as noites vão ser mais frias que o habitual.

Vem aí um Verão quente
Apesar da chuva da noite e da madrugada, o Verão já chegou - o solstício ocorreu às 00h09. A acreditar nas previsões de longo prazo, a estação que agora está a começar vai trazer calor na medida certa.

Este ano, o Verão promete ser mais quente que em 2011. Temperaturas elevadas, mas sem exageros nem surpresas, prevê o meteorologista Pedro Viterbo: “Podemos esperar temperaturas mais altas que em 2011. Por outro lado, não há indicações que seja um Verão extremamente quente. Não temos razões para esperar nada de muito anómalo, por exemplo em termos de fogos florestais”.

A chuva não deve marcar uma grande presença. “Não há nenhum sinal de precipitação. Esperamos o habitual, ou seja, muito pouco em todo o Continente.”

Mas se os dias prometem ser quentes, já as noites neste Verão vão mesmo pedir um casaco. A culpa é das baixas térmicas, explica o meteorologista: “A situação de baixa térmica, pela informação que temos, vai ocorrer mais do que o normal”.

Certo é que, no Continente, o Verão arranca com temperaturas modestas para a época do ano. Lisboa não deve ir além dos 23 graus esta quinta-feira, Faro 24 e Porto 19. Na próxima semana espera-se uma acentuada subida das temperaturas, que podem superar os 30 graus.