Lisboa

Petição contra fim de transportes à noite já tem quase três mil assinaturas

03 nov, 2011

"Existem passes que os nossos cidadãos pagam com sacrifício. A mobilidade é uma necessidade básica a preservar", defende a petição.

Petição contra fim de transportes à noite já tem quase três mil assinaturas

Depois de o Governo ter proposto a redução dos horários nocturnos do Metro de Lisboa e a supressão das carreiras nocturnas da Carris, já existe uma petição pública contra estas medidas. A petição já conta com mais de 2.600 signatários.

Existem passes que os nossos cidadãos pagam com sacrifício. A mobilidade é uma necessidade básica a preservar”, defende a petição.
 
“Vimos por este meio demonstrar a necessidade de manter estas redes nocturnas, que satisfazem as necessidades de trabalhadores nocturnos, estudantes pós-laborais, turistas, evitando o uso de carros e poluição e consequente viação alcoolizada devido à falta de outros meios de transporte”, argumenta também o texto.

O presidente da Câmara de Lisboa já expressou o seu desagrado relativamente à intenção do Governo. Na semana passada, António Costa disse que considera um "absoluto disparate" o eventual encerramento do Metro de Lisboa à noite.

O autarca referiu que "será um erro" o encerramento dos transportes públicos ao "fim-de-semana, quando, como se sabe, no centro da cidade há uma grande movimentação de pessoas e onde é absolutamente essencial o transporte público até mais tarde para se evitar as situação gravíssimas de circulação, designadamente na zona do Bairro Alto, Alcântara e Santos".

O Governo enviou hoje uma proposta de reorganização da rede de transportes públicos às autarquias, que prevê a redução dos horários em duas horas em quase toda a rede de metro, com a passagem do encerramento das 01h00 para as 23h00, excepto no caso das ligações entre Pontinha e Amadora (Linha Azul) e entre o Campo Grande e Odivelas (Linha Amarela), para as quais se sugere o encerramento às 21h30.

No caso da Carris, a proposta é suprimir 15 carreiras e ainda alterar percursos e reduzir alguns horários. As carreiras nocturnas podem ser extintas.