Exportações devem valer 50% do PIB até 2015 defende Paulo Portas

25 jun, 2013 • Paulo Ribeiro Pinto, enviado ao México

O ministro dos Negócio Estrangeiros visitou trabalhadores portugueses no México numa das mais complexas obras rodoviárias do país.

Exportações devem valer 50% do PIB até 2015 defende Paulo Portas

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, quer que, até 2015, as exportações passem a valer 50% do Produto Interno Bruto (PIB).

A meta foi defendida por Paulo Portas durante a visita ao México. A visita tem por objectivo estreitar as relações económicas entre os dois países, nomeadamente captar investimento mexicano para Portugal.

Nesta visita de três dias, Paulo Portas foi ainda ao encontro de portugueses que trabalham em território mexicano.

O chefe da diplomacia portuguesa visitou, no estado de Veracruz, uma das maiores obras do país com carimbo de Portugal. Trata-se de uma auto-estrada com 60 quilómetros, um investimento de 600 milhões de euros.

A obra é considerada uma de grande complexidade, devido ao terreno onde está a ser construída, obrigando a erguer 16 pontes e viadutos. O projecto é executado pela Mota-Engil e já foi o maior da empresa fora de Portugal.

A construtora já tem 60% da sua facturação fora das fronteiras nacionais, mas o presidente da empresa, António Mota, considera que ainda há muito para fazer em Portugal

“As ferrovias em Portugal é necessário fazê-las, bem como investimento na melhoria das condições agrícolas e ambientais do país, ainda há muito fazer. Esperemos que passada esta fase mais grave da crise se comece a pensar que o sector da construção pode contribuir para o desenvolvimento”, afirma o empresário.