Tempo
|

Qual a fórmula de Francisco para o matrimónio? A “reciprocidade da diferença”

14 set, 2014

Vinte casais italianos celebram matrimónio, este domingo. Entre os noivos destacam-se Gabriela, que foi mãe ainda adolescente, e Guido, que teve um primeiro casamento declarado nulo. 

Qual a fórmula de Francisco para o matrimónio? A “reciprocidade da diferença”
Qual a fórmula de Francisco para o matrimónio? A “reciprocidade da diferença”
É um momento invulgar no Vaticano: o Papa celebra o matrimónio de 20 casais italianos. Durante a homilia, Francisco sublinha que o matrimónio assenta exclusivamente na reciprocidade entre homem e mulher. Entre os noivos destacam-se uma mãe solteira e o seu novo companheiro, cuja união anterior foi anulada. Esta é uma cerimónia rara para um Papa, dado que apenas João Paulo II o fez durante o Jubileu da Família em Outubro de 2000.
É um momento invulgar no Vaticano: o Papa celebra o matrimónio de 20 casais italianos. Durante a homilia da celebração, Francisco sublinhou que o matrimónio assenta exclusivamente na reciprocidade entre o homem e a mulher.

“O amor de Cristo restitui aos esposos a alegria de caminharem juntos. O matrimónio é mesmo isso: o caminho de um homem e mulher juntos, em que o homem tem a obrigação de ajudar a mulher a ser mais mulher, e a mulher tem a obrigação de ajudar o marido a ser mais homem”, começou por dizer o Papa.

“É esta a obrigação que tendes uns para com os outros. Amo-te, por isso faço com que sejas mais mulher; amo-te, por isso faço com que sejas mais homem. É a reciprocidade da diferença”, sublinhou.

Entre os noivos, destacam-se uma mãe solteira e o seu novo companheiro, cuja união anterior foi declarada nula. O casal, que ronda os 50 anos, foi escolhido pela diocese de Roma para integrar o grupo a cujos casamentos Francisco preside, numa cerimónia rara para um Papa, dado que apenas João Paulo II o fez, durante o Jubileu da Família em Outubro de 2000.

O Sínodo dos Bispos, que será dedicado aos problemas que a família enfrenta no mundo contemporâneo, realiza-se de 5 a 19 de Outubro.

[Notícia corrigida às 13h04]

Acompanhe o sínodo da família na Renascença. Notícias, entrevistas e análise.