Realeza espanhola vem a Portugal. Felipe e Letizia esperados no fim do mês

10 mai, 2012

A visita vai passar por Lisboa e Braga, inclui encontros com altos representantes da política portuguesa e com a comunidade espanhola residente em Portugal.

Realeza espanhola vem a Portugal. Felipe e Letizia esperados no fim do mês
(28/04/11) recepção dada pela Rainha antes do casamento real

Os príncipes das Astúrias realizam uma visita oficial a Portugal entre 30 de Maio e 1 de Junho, a convite do Presidente da República, Cavaco Silva.
 
A deslocação terá uma componente política, empresarial, científica e cultural, de acordo com o programa divulgado pela Presidência da República portuguesa e com informações avançadas pela agência espanhola EFE.

Segundo a informação disponível no site do Palácio de Belém, o programa oficial da visita inicia-se a 30 de Maio, com a deposição de uma coroa de flores pelos príncipes das Astúrias, Felipe de Borbón y Grécia e Letizia Ortiz Rocasolano, no túmulo de Luís Vaz de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos.

Ambos vão ser depois recebidos, no Palácio de Belém, pelo Presidente da República e pela mulher, Maria Cavaco Silva, seguindo-se uma reunião de trabalho entre Cavaco Silva e o Príncipe das Astúrias. 

Nessa tarde, os príncipes serão também recebidos no Parlamento pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e por representantes dos grupos parlamentares. Felipe e Letizia encontram-se ainda nesse dia com a comunidade espanhola residente em Portugal.

No segundo dia da visita, dia 31, visitam o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, e regressam a Lisboa, onde o Presidente da República e a mulher lhes oferecem um banquete, no Palácio de Queluz.

A agência de notícias espanhola EFE avança que o herdeiro do trono espanhol e a mulher serão acompanhados na visita pelo secretário de Estado para a União Europeia, Íñigo Méndez de Vigo, e que se encontrarão com dezenas de intelectuais e personalidades do mundo da cultura portuguesa, num encontro que terá lugar na residência do embaixador espanhol em Lisboa, a 31 de Maio.

No último dia da visita, a 1 de Junho, o primeiro-ministro, Passos Coelho, recebe os príncipes em audiência e oferece-lhes um almoço na residência oficial do chefe de Governo, o Palácio de São Bento.

Nesse dia, os príncipes participam igualmente num encontro empresarial promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, com empresários dos dois países, e participam, com o Presidente da República e a mulher, na cerimónia de entrega dos Prémios "Europa Nostra", no Mosteiro dos Jerónimos.