Partido da Terra tem novo líder

17 dez, 2011

John Rosas Baker substitui Pedro Quartim Graça na liderança do MPT.

O Movimento Partido da Terra (MPT) elegeu, em congresso extraordinário, John Rosas Baker, de 34 anos, para o cargo de presidente desta força política, recolhendo mais de 75% dos votos dos delegados.

John Rosas Baker, professor de língua inglesa, sucede na presidência do MPT a Quartim da Graça, que se demitiu em Novembro e cuja corrente considerou "ilegítimo" o processo interno seguido desde então pelo partido.

Em declarações à Lusa, o novo presidente do MPT disse ser sua intenção criar um conselho de senadores, no qual terão lugar os anteriores líderes do partido, casos de Quartim da Graça, Paulo Trancoso e Gonçalo Ribeiro Telles.

"Temos agora um mandato para renovar o partido e para fazer o nosso trabalho. A nossa prioridade imediata será a preparação das eleições autárquicas em 2013", afirmou John Rosas Baker.

No que respeita a alianças políticas, John Baker Rosas afirmou pretender acabar com coligações "infelizes" feitas pelo partido nos últimos anos, designadamente com o Partido Humanista e com o movimento Libertas".

Em contraponto, elogiou a experiência da coligação com o PSD e com o CDS-PP em Lisboa, "onde há uma excelente colaboração de trabalho ao nível da Assembleia Municipal".

"O MPT é o sexto partido nacional no Poder Local e queremos reforçar as nossas bases, dinamizando estruturas concelhias e distritais", disse, antes de referir que o MPT, no início do próximo ano, realizará uma convenção autárquica.

Em termos de projectos políticos, o novo presidente do MPT adiantou que o partido pretende lançar uma discussão sobre a sua "estratégia global". "Temos de proceder a uma revisão do nosso programa, ajustando-o à nova realidade política do país", afirmou.