Palavras para um lugar. "Só à terceira vez consegui atravessar o mar e chegar a Espanha"

11 jul, 2023 - 16:15 • Diogo Camilo , Filipa Ribeiro

Na Rádio Voz Online na Cossoul, em Lisboa, jovens contam a sua história antes de terem recebido a mão da Equipa de Integração Comunitária da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Bhoye Diallo, natural da Guiné Conacri, chegou a Portugal depois de atravessar o Mediterrâneo de barco. Aua Embaló, da Guiné-Bissau, foi vítima de mutilação genital feminina.

A+ / A-
Palavras para um lugar. Um podcast informal em que jovens dão lições de vida

É no seu pequeno estúdio na Cossoul, em Lisboa, que Miguel Lamas grava um podcast em que dá voz a jovens acompanhados pela Equipa de Integração Comunitária da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O objetivo, segundo diz à Renascença, é “dar voz a jovens que passaram por situações difíceis”, desde a adoção à violência doméstica, à mutilação genital feminina ou ao trauma de atravessar o Mar Mediterrâneo de barco.

Para já, oito episódios foram gravados e o programa está agora em pausa, mas volta em setembro. A primeira entrevista foi a João Bicho, o diretor da Equipa de Integração Comunitária, mas um dos episódios que mais marcou Miguel Lamas foi o de Aua Embaló.

Com 21 anos, natural da Guiné-Bissau, frequenta o segundo ano do curso de Educação Social no Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo. Ativista na luta pelos direitos humanos e pela promoção da inclusão social, é acompanhada desde janeiro do ano passado e ao podcast contou a sua história, marcada pela mutilação genital feminina.

Sei como é difícil sair do tal ritual. Como pessoa que passou por isso, consigo compreender que não é correto e que não quero fazer isso com ninguém

“Obviamente que sou contra a mutilação genital feminina, e se me perguntarem se vou fazer isso aos meus filhos, digo ‘nunca’, mas não julgo quem o faz”, conta, explicando que, apesar de ser crime, o ato é ainda é prática usual no país.

Aua veio para Portugal com 15 anos para viver com o pai. Hoje, tem como objetivo criar uma casa onde vivam idosos e crianças.

Bhoye Diallo e o abacateiro que cresceu na selva

Ao sexto episódio surge Bhoye Diallo: natural da Guiné Conacri, chegou a Portugal depois de atravessar o Mar Mediterrâneo de barco, mas a travessia foi longa.

Depois do pai morrer, mudou-se para a Guiné-Bissau com a mãe, mas esta não se adaptou e voltou ao país-natal. Foi aí que Bhoye começou a sua viagem sozinho, com o objetivo de voltar a estudar.

“Tomei a decisão de atravessar o deserto para chegar a Marrocos, uma viagem muito dolorosa. Éramos mais de 20 pessoas sentadas dentro de uma carrinha de caixa aberta. Sabíamos que, se alguém caísse da camioneta, ficava entregue a si mesmo”, conta.

Em Marrocos juntou dinheiro a limpar ruas com o sonho de atravessar o Mar Mediterrâneo. Pagou três viagens de barco - e só à terceira conseguiu chegar ao destino. “Foi só à terceira vez que consegui atravessar o mar e chegar a Espanha.”

Aí concluiu que o melhor local para terminar os estudos seria Portugal. Quando chegou fez um pedido de proteção internacional no SEF e hoje é acompanhado pelas equipas de integração comunitária da Santa Casa, com quem se cruza diariamente e a quem partilha lemas da filosofia ubuntu, da qual é atualmente formador.

Sabíamos que, se alguém caísse da camioneta, ficava entregue a si mesmo

Para trás fica um ensinamento do falecido pai na Guiné Conacri: “Vou plantar uma árvore dentro de casa e outra fora de casa. Na tua opinião, qual é a árvore que vai crescer mais rápido”, perguntou o pai. “Acho que é aquela árvore dentro da casa. Evitará o sol quente e o vento forte e a vida dela será mais fácil e protegida”, disse Bhoye. “O meu pai ensinou-me então uma lição de vida que nunca vou esquecer. É que são as dificuldades que a árvore passa que a tornam tão alta e bonita.”

À semelhança do abacateiro que cresceu na selva, também estes jovens se tornaram mais resilientes depois de viverem histórias dignas de um filme.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+