Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardeal Parolin em Fátima

Guerra na Ucrânia. "Se for por diante, iniciativa do Vaticano pode ajudar"

10 mai, 2023 - 23:00 • Aura Miguel

Vaticano continua empenhado numa "missão de paz" que está "em andamento" mas que ainda não é pública. À Renascença, o número dois da Santa Sé volta a destacar o "contributo" que a Igreja quer dar, um tema que tem marcado as suas declarações mais recentes.

A+ / A-

A poucos dias de aterrar em Portugal para presidir às celebrações da peregrinação internacional de 12 e 13 de maio em Fátima, o Cardeal Pietro Parolin deu uma entrevista exclusiva à Renascença na qual aborda vários temas, incluindo a guerra na Ucrânia e os esforços de paz na Europa.

"Claro que são necessários esforços diplomáticos" para alcançar a paz, diz o secretário de Estado do Vaticano, destacando que também a Santa Sé, sob orientação do Papa Francisco, está a "tentar dar o seu contributo e desencadear todos os esforços para se encontrar uma solução política e diplomática para esta crise, que realmente está a destruir um país".

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, o Papa já enviou por quatro vezes à Ucrânia o cardeal Konrad Krajewski, esmoler da Santa Sé e prefeito do novo Dicastério para o Serviço da Caridade. Mas o Vaticano quer ir mais além.

Nas últimas semanas, o Cardeal Parolin tem-se desdobrado em declarações que reafirmam os esforços da Santa Sé pela paz.

Nas vésperas da última visita apostólica do Papa à Hungria, o secretário de Estado não pôs de lado uma aproximação a Moscovo, porque “estender a mão para todos sempre foi a atitude de Francisco”, referiu à Renascença, a poucos dias da viagem.

“O Santo Padre é muito atento e sensível a todos os gestos que possam favorecer a paz, portanto, ele certamente saberá descobrir se há ou não alguma possibilidade para realizar esses gestos”, acrescentou.

Já no voo de regresso a Roma, a 30 de abril, o Papa revelou aos jornalistas que o Vaticano tem em curso uma missão de paz cujos detalhes não pode ainda revelar, mas com a garantia:

“Estou disposto a fazer o que for preciso. Além disso, uma missão está em andamento agora, mas ainda não é pública.”

Apesar de a Santa Sé não adiantar, até agora, pormenores deste plano de paz, o Cardeal Pietro Parolin tinha confirmado, na passada semana, em declarações aos jornalistas, as intenções do Papa por uma missão de paz na Europa.

Essa missão, adiantou o secretário de Estado, “será anunciada quando se tornar pública e repito as mesmas expressões que ele usou; não vou entrar em detalhes”.

O número dois do Vaticano acrescentou ainda não saber "se hoje existem condições para um cessar-fogo" na Ucrânia, embora acredite que "esta iniciativa do Vaticano, se for por diante, pode ajudar".

"Como sempre dissemos, desejamos alcançar o fim dos confrontos e depois desencadear um processo de paz", assegura o Cardeal. Até lá, traz esses anseios na bagagem para, nested dias, os apresentar na capelinha das aparições, junto de Nossa Senhora de Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    11 mai, 2023 Lisboa 18:30
    Se a Igreja deixar de falar em obter a Paz mas a troco de territórios ucranianos, ou a apostar num cessar-fogo sem retirada total das tropas invasoras o que só beneficia a Rússia, então talvez se possa discutir esse plano. Planear a Paz, dando um suculento bocado da Ucrânia ao Criminoso Russo, ou parando todas as ofensivas para os russos consolidarem posições e mais tarde atacarem novamente a Ucrânia, não obrigado.

Destaques V+