Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abusos na Igreja. Comissão independente considera “positiva” audição no Parlamento

08 mar, 2023 - 13:47 • Pedro Mesquita , Diogo Camilo

Laborinho Lúcio adianta que o relatório já foi apresentado a representantes do Governo e mostra total disponibilidade em "prestar os esclarecimentos que a Assembleia da República entenda necessários".

A+ / A-

O antigo ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio considera “positiva” a audição no Parlamento da Comissão Independente para apresentar as conclusões do Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica.

Em reação à Renascença, o membro da comissão adianta que o relatório já tinha sido apresentado a representantes do Governo.

“Já estivemos com representantes do Governo e temos todo o gosto de ir conversar sobre o relatório e prestar os esclarecimentos que a Assembleia da República entenda necessários”, afirma Laborinho Lúcio.

O membro da comissão independente sublinha ainda que o estudo não pretende apenas apontar culpas à Igreja Católica, mas investigar o crime do abuso sexual sobre crianças na sociedade.

“No relatório não deixamos de referir a importância que representa a necessidade de estudar também os abusos sexuais sobre crianças na sociedade portuguesa em geral. Esta questão tem uma dimensão política forte e temos o dever cívico de prestar todos os esclarecimentos que sejam devidos”, afirma.

As audições da comissão, do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e da ministra da Justiça, entre outras entidades, foram aprovadas esta quarta-feira por unanimidade, após requerimentos apresentados por PS, PSD e Chega.

Por proposta do PS, foram também aprovadas a audição da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e a Associação "Quebrar o Silêncio", sobre as "especificidades da vitimização das crianças vítimas de abusos sexuais, sobre as suas necessidades e os direitos que devem ter assegurados".

Ao requerimento inicial, o PS acrescentou o pedido de audição da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e do Corpo Nacional de Escutas.

A comissão parlamentar aprovou ainda uma proposta do PSD para ouvir, além da comissão independente, o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e ainda a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, sobre as recomendações deixadas pela comissão independente, "algumas das quais cuja concretização carece de intervenção legislativa".

Também o Chega apresentou um requerimento para ouvir não só a comissão independente mas a ministra da Justiça e ainda o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, do cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, para "darem a perspetiva da Igreja Católica sobre a anunciada mudança de paradigma nesta matéria".

A Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais de crianças na Igreja Católica validou 512 testemunhos, apontando, por extrapolação, para pelo menos 4.815 vítimas. Vinte e cinco casos foram enviados ao Ministério Público, que abriu 15 inquéritos, dos quais nove foram arquivados.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+