09 abr, 2021 - 15:22 • Joana Gonçalves
Veja também:
Na última semana a lista de concelhos com incidência de infeção por Covid-19 acima do limite definido pelo Governo perdeu oito municípios e viu entrar outros 11.
No total, são 29 os municípios portugueses com uma incidência cumulativa de Covid-19 a 14 dias superior a 120 casos por 100 mil habitantes e, por isso, em risco de enfrentar uma paralisação no processo de desconfinamento definido inicialmente pelo Executivo e uma possível retoma de “medidas cautelares para impedir que a situação da pandemia se degrade”.
Borba, Cinfães, Figueiró dos Vinhos, Funchal, Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Ponta do Sol e Soure abandonaram a lista de risco e apresentam agora uma incidência inferior a 120 casos por 100 mil habitantes.
Já Almeirim, Barrancos, Miranda do Corvo, Nordeste, Paços de Ferreira, Penalva do Castelo, Porto de Mós, Porto Moniz, Santana. Vila Franca de Xira e Vila Franca do Campo passaram a integrar a tabela, com um risco de infeção por Covid-19 superior ao limite definido.
Na prática, são 22 os concelhos em Portugal continental que estão sob vigiância e que podem ver paralisadas as medidas de desconfinamento.
No total, 19% dos concelhos portugueses apresentam uma incidência cumulativa a 14 dias igual a zero. Este indicador não quer dizer, necessariamente, que os municípios estejam completamente livres de casos. É possível, no entanto, concluir que a situação epidemiológica nestes municípios está controlada.
91% dos concelhos segue dentro dos limites de incidência definidos.
A Direção-Geral da Saúde divulga, desde dia 16 de novembro, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.
Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Foram definidos quatro níveis de risco: moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.
Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado.
Na lista de risco elevado entram os concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960.
No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão os concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.
Portugal regista esta sexta-feira mais cinco mortes e 694 novos casos de Covid-19, indica a Direção-Geral da Saúde.
O número de casos ativos aumentou para 25.900, uma subida de 61 infeções no espaço de 24 horas. Os casos ativos sobem pela primeira vez, desde 21 de março.