EUA

Reveja a tomada de posse de Joe Biden como Presidente dos EUA

20 jan, 2021 - 15:50 • Filipe d'Avillez

Depois de oito anos como vice-Presidente de Barack Obama, Joseph Robinette Biden Jr. torna-se esta quarta-feira o 46.º Presidente dos Estados Unidos.

A+ / A-

Joseph Biden assume esta quarta-feira a liderança dos Estados Unidos da América, tornando-se o 46.º Presidente daquele país, depois de quatro anos de Administração de Donald Trump.

A cerimónia de tomada de posse começa por volta das 16h00, hora de Portugal continental, e culmina com o juramento, que se realiza às 17h00.

Biden, acompanhado da sua vice-Presidente Kamala Harris, encontrará uma cidade de Washington ainda mais fortemente patrulhada por militares e polícias do que é normal num evento desta magnitude, devido aos incidentes recentes que levaram à invasão do Capitólio e às manifestações prometidas para esta quarta-feira por parte de apoiantes de Donald Trump, que continuam a rejeitar a sua derrota nas eleições de novembro.

Segundo a imprensa, e com base nas cerimónias e anos anteriores, os convidados devem chegar ao Capitólio antes das 16h00 e mais perto da hora chegam a dupla Biden e Harris, e as suas famílias.

A cerimónia começa com orações, proferidas este ano por um pastor evangélico e pelo padre Leo O'Donovan, um jesuíta que conhece Biden há décadas e que o desafiou, em 1992, a fazer um discurso na universidade de Georgetown sobre a importância da sua fé na sua atividade política.

Seguem-se algumas declarações e depois, por volta das 17h00, será Kamala Harris, primeiro, a fazer o juramento, seguida de Biden.

O novo Presidente dirigir-se-à então aos presentes, antes de se dar por terminada a parte pública da cerimónia e de Biden entrar para o Capitólio para assinar a documentação necessária.

Antes do fim do dia Joe Biden, que enquanto Presidente, é também responsável máximo pelas forças armadas, passará em revista as tropas reunidas diante em Washington para o efeito e depois seguirá para o cemitério nacional de Arlington onde se encontrará com os ex-Presidentes vivos, à exceção de Donald Trump, que se recusou a tomar parte em qualquer um destes eventos, rompendo assim com a tradição.

Só depois de tudo isto é que Biden será escoltado até à Casa Branca, a sua nova residência, mas que conhece bem depois de ter passado oito anos a servir o país como vice-Presidente, com Barack Obama.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • oswaldo da Motta
    20 jan, 2021 S. Pedro do Estoriol 16:25
    BIDEN conhecido como 'o dorminhoco' embora agora eleito Presidente continuará a ser comandado por OBAMA é claro.! Tem complexo de Vice Presidente... Sua preocupação é inverter o que Trump fez de BEM e de MAL, inclusive voltar a contribuir com US$900 milhóesanuais a OMS que pela simpatia de seu Presidente pela China, DESGRAÇOU o MUNDO OCIDENTAL!

Destaques V+