Proteger os mais pobres da inflação

22 ago, 2022 - 06:00 • Francisco Sarsfield Cabral

Por causa da inflação, o Estado irá este ano arrecadar mais 4 mil milhões de euros em receita fiscal do que o previsto. É justo que uma parte desse excesso seja devolvida aos contribuintes, com clara prioridade para os mais pobres.

A+ / A-

Estamos a sofrer uma inflação como não se sentia entre nós desde o século passado. A primeira reação de muita gente (incluindo do PCP) a esta forte alta dos preços é pedir aos governantes que congelem os preços. Só que o congelamento dos preços, nomeadamente da energia e da alimentação (setores onde a alta dos preços é mais elevada), poderia trazer mais problemas do que aqueles que, aparentemente, resolveria.

Não se deve endeusar os mercados, mas também é de vistas curtas bloquear a concorrência no mercado. A concorrência é a primeira linha de defesa dos consumidores. Além disso, congelar preços eliminaria os sinais que esses preços deveriam comunicar aos consumidores e aos produtores. Por exemplo, preços congelados não transmitiriam aos consumidores a necessidade de moderar consumos energéticos e de comprar menos bens e serviços envolvendo combustíveis fósseis.

Dito isto, é sensato e justo que o Estado devolva aos contribuintes uma parte, pelo menos, do excesso de receita fiscal decorrente da inflação. A simples subida dos preços conduzirá este ano a um excesso de receita fiscal da ordem dos 4 mil milhões de euros. Mas há várias vias para devolver aos contribuintes uma parte desse excesso.

O PSD adiantou-se ao Governo e apresentou propostas concretas para essa devolução. Finalmente, o maior partido da oposição começa a adiantar alternativas. Muitas das medidas preconizadas pelo PSD são direcionadas às famílias mais carenciadas.

É uma orientação que o Fundo Monetário Internacional (FMI) aconselha. As medidas já tomadas pelo Governo são sobretudo de apoio generalizado, atingindo ricos e pobres. Ora o FMI prefere medidas direcionadas às famílias mais pobres, o que até poderá envolver um custo orçamental inferior ao custo de medidas dirigidas a toda a população. No Programa de Emergência Social do PSD o valor total estimado é de mil milhões de euros, um quarto do excesso arrecadado pelo Estado em resultado da inflação.

Afigura-se um número razoável, deixando para outras finalidades, como a redução da dívida, cerca de 3 mil milhões de euros. Mas este Governo socialista terá relutância em fazer escolhas, priorizando os mais pobres? Em setembro saberemos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+