Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting

"Marcus Edwards tem-se mostrado tanto como os melhores de Benfica e Porto"

27 out, 2022 - 12:45 • João Fonseca com Redação

Paulo Andrade, antigo administrador da SAD do Sporting, estranha que não se fale tanto do extremo inglês como dos "grandes craques de 100 milhões" do Benfica. Empate com o Tottenham em Londres foi "excelente", mas "soube a pouco".

A+ / A-

Paulo Andrade, antigo administrador da SAD do Sporting, lamenta que não se fale mais de Marcus Edwards, que no seu entender está a brilhar tanto na Europa como os melhores jogadores de Benfica e FC Porto.

O internacional sub-20 por Inglaterra marcou o golo do Sporting no empate (1-1) frente ao Tottenham, em Londres, que deixou os leões a um ponto do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeõe. Em declarações a Bola Branca, Paulo Andrade admite estranhar a falta de destaque para o arranque de época que Edwards está a fazer.

"Vamos ver o que é que vai acontecer com o Edwards, porque toda a gente fala dos grandes craques do Benfica, que valem todos 100 milhões, e não vejo ninguém a meter na primeira página o valor atual do Edwards. O Edwards tem-se mostrado, a nível europeu, tanto como os melhores jogadores do Benfica e do Porto", realça o antigo dirigente leonino.

O valor de mercado de Marcus Edwards, quando chegou ao Sporting, era de 13 milhões de euros, de acordo com o portal "Transfermarkt". Atualmente, o avançado inglês, de 23 anos, está avaliado em 20 milhões.

Paulo Andrade diz que perder os melhores jogadores "é o risco que todas as equipas portuguesas correm", especialmente nas provas europeias:

"Quando os resultados são bons e quando os jogadores se evidenciam, surgem logo uma série de tubarões europeus a querer contratá-los."

Plantel curto também por culpa do treinador


Paulo Andrade considera que o empate do Sporting no terreno do Tottenham foi "excelente", mas "soube a pouco", pelas oportunidades desperdiçadas, especialmente duas de Nazinho na segunda parte.

Rúben Amorim deu conta, em conferência de imprensa, após o jogo, de que a equipa "está viva". No entanto, entre linhas, sublinhou a juventude que teve de colocar em campo, em face das opções. Paulo Andrade discorda que o plantel do Sporting seja curto e entende que as saídas não explicam tudo, atribuindo parte da responsabilidade ao treinador.

"Se o plantel curto, é [preciso] investir-se melhor. Aí, em alguma medida, ele [Amorim] também pode ter sido responsável, porque o Sporting, para esta época, investiu mais que 40 milhões de euros. Investiu ao nível do Porto. E compare-se as figuras de proa que saíram do Sporting com as do Porto. O Porto ficou completamente desfalcado: [saíram] Vitinha, Fábio Vieira, Mbemba, Luis Díaz. O Benfica ficou sem o Darwin", assinala.

Paulo Andrade lembra que o Sporting investiu dez milhões de euros em Rúben Vinagre, "que não resultou", e que o Benfica é "de longe a equipa que mais investe e, no entanto, há três anos que não ganha" títulos.

"O que está aqui, essencialmente, em causa é que, como em Portugal temos pouca capacidade de investimento, temos de ter mais cuidado nos investimentos que fazemos", sustenta o antigo administrador da SAD.

Rúben Amorim vai sair, resta saber quando


Apesar da crítica a Rúben Amorim, Paulo Andrade manifesta "total confiança" no antigo internacional português: "É um excelente treinador e seguramente a nível mundial vai marcar o mundo dos treinadores."

"Acredito que ele, naturalmente, vai ser pretendido por grandes clubes europeus. Não tenho dúvidas de que acontece com Rúben Amorim o que acontece com os melhores jogadores das equipas portuguesas. Vai acontecer, fatalmente. Espero que seja o mais tarde possível", diz.

Rúben Amorim tem contrato com o Sporting até 2024 e cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Apesar do alegado interesse de outros clubes - PSG, Chelsea, Aston Villa -, continua em Alvalade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+