Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Amarelo a João Palhinha. Tribunal dá razão à Federação

07 out, 2021 - 21:22 • Redação

Sporting tem 15 a 17 dias para recorrer. Tribunal Central Administrativo do Sul conclui que TAD não tem competência para reverter uma decisão de um árbitro durante um jogo.

A+ / A-

O Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) deu razão à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que interpusera recurso contra a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) de retirar o castigo a João Palhinha.

Na última época, o médio do Sporting viu o quinto cartão amarelo frente ao Boavista, no jogo anterior ao dérbi com o Benfica, em Alvalade. O clube leonino recorreu interpôs uma providência cautelar no TCAS, que foi aceite, pelo que Palhinha pôde defrontar o Benfica. Mais tarde, o TAD também deu razão ao Sporting e Palhinha nunca teve de cumprir castigo.

Contudo, a FPF recorreu para o TCAS, que lhe deu razão, por considerar que o TAD, como tribunal comum, não tem competência para ajuizar e alterar decisões tomadas por um árbitro em pleno jogo, que devem restringir-se ao âmbito da justiça desportiva, ainda que Fábio Veríssimo tenha admitido que se tinha enganado.

O Sporting tem, agora, 15 dias para recorrer da decisão do TCAS para o Supremo Tribunal de Justiça. O período alarga para 17 dias caso o clube pague multa.

Um caso que levou a Liga a aprovar uma alteração aos regulamentos, definindo que um jogador que tenha apresentado recurso de suspensão de um cartão amarelo que esteja na final de uma série de cinco cumprirá a suspensão desse mesmo jogo, imediatamente após a exibição de novo cartão amarelo.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+