Tempo
|
A+ / A-

Sérgio Conceição

FC Porto quer entrar a vencer na Taça da Liga, "o caminho mais curto para ganhar um título"

05 dez, 2023 - 12:27 • Redação

João Mário e Alan Varela estão fora do duelo com o Estoril, confirma Sérgio Conceição, que avisa para o perigo de começar já a pensar no jogo decisivo com Shakhtar Donetsk: "Se olharmos muito à frente dos pés, podemos tropeçar."

A+ / A-

Sérgio Conceição quer uma entrada vitoriosa do FC Porto na Taça da Liga, que considera ser "o caminho mais curto para se ganhar um título".

Em conferência de imprensa da visita ao Estoril Praia, esta terça-feira, o treinador, o primeiro a ganhar o troféu pelos dragões, explica a importância crescente da prova para o FC Porto e o futebol nacional:

"É nosso desejo estar presente na Final Four e, para isso acontecer, temos de fazer um bom resultado contra o Estoril. (...) A Taça da Liga é uma competição nova em relação às outras. Eu acho que foi melhorando ao longo dos anos, a própria Taça da Liga, a organização, e, sinceramente, não vejo nenhum clube, agora, que não queira ganhar este título. Um título é um título e o caminho mais curto para se ganhar um título é a Taça da Liga: temos quatro jogos para ganhar este título. Este clube vive de títulos e eu não vejo forma de desvalorizar esta Taça da Liga."

Assim, Sérgio nem quer ouvir falar de rodar a equipa, especialmente tendo em conta que o Estoril já soma três pontos no grupo D.

"Se os melhores são os que têm mais minutos neste momento, no final da época pode ser diferente. Vou olhar para o jogo pela nossa habitual estrutura e pela estratégia para o jogo. Não vou pensar em qualquer tipo de gestão. Temos de vencer, por isso vou lançar os melhores", vinca.

Nesse sentido, há duas complicações - as lesões de João Mário e Alan Varela, habituais titulares: "Estão de fora, estão lesionados."

Proibido apontar os binóculos ao Shakhtar


O Porto joga com o Estoril na quarta-feira, depois recebe o Casa Pia no sábado e, na próxima quarta-feira, defronta o Shakhtar Donetsk, no Dragão, num jogo que ditará a continuidade na Liga dos Campeões.

Sérgio Conceição tem um aviso para quem pensar em desvalorizar os jogos da Taça da Liga e do campeonato em virtude do confronto europeu.

"Quando digo que gosto de estar nas três competições, depois também temos de levar com esse fardo [calendário apertado]. É o que é. Este jogo também é decisivo, não queremos ficar fora da Final Four. Se olharmos muito à frente dos nossos pés, podemos tropeçar", alerta.

Estoril está mais forte que há um mês


Focados, então, no presente, os portistas estão avisados para a qualidade do Estoril, que os derrotou há pouco mais de um mês, no campeonato.

Sérgio Conceição alerta que a equipa de Vasco Seabra está ainda melhor do que quando tirou três pontos à sua: "É uma equipa que gosta de jogar, tem qualidade individual e privilegia o jogo em posse. Defensivamente, ganhou consistência. Os jogadores percebem o que têm de fazer sem bola. É uma boa equipa. Coletivamente estão mais fortes do que há umas semanas, antes destacavam-se mais pelo individual."

Sérgio também quer ver o FC Porto ser cada vez mais consistente, no sentido de "ser uma equipa que não sofre e, nas vezes que chega à baliza adversária, consegue fazer golo para ganhar o jogo".

Recado aos médicos foi "bem pensado"


Após o jogo com o Estoril, Sérgio Conceição declarou que, "internamente, há pessoas que têm de assumir a sua responsabilidade", num recado para o departamento médico do Porto, face à onda de lesões no plantel.

Confrontado com as próprias palavras, o treinador garante que, quando manda uma mensagem para fora, "é porque é bem pensada".

"Na altura, senti que tinha de dizer, porque se passaram coisas que não foram agradáveis. Achei que o devia dizer. Desde então, as pessoas continuam a trabalhar, como grandes profissionais que são, a dar o melhor de si, e isso deixa-me muito satisfeito. Não há departamentos perfeitos, incluindo a equipa técnica, e todos juntos tentamos melhorar. Sou eu que treino e sou eu que perco. A minha intenção é sempre fazer o melhor para que o FC Porto ganhe jogos e ganhe títulos", realça.

O FC Porto defronta o Estoril na quarta-feira, às 18h00, no Estádio António Coimbra da Mota. Pode acompanhar o jogo ao minuto na Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+