Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto "definitivamente" fora da alçada financeira da UEFA

11 out, 2022 - 10:16 • Sílvio Vieira , Eduardo Soares da Silva

Fernando Gomes, vice-presidente do clube, fala num "excelente ano para o Porto".

A+ / A-

Fernando Gomes, vice-presidente do FC Porto e o responsável pela pasta das finanças, garante que o clube está "definitivamente" fora da alçada financeira da UEFA.

No dia em que a SAD apresentou lucros de 20,7 milhões de euros referentes à temporada 2021/22, o dirigente esclarece que o Porto está definitivamente fora do "fair-play financeiro".

"Cumpridas todas as regras, o Porto definitivamente fica fora dos constrangimentos do 'fair-play financeiro'. Terminou, foram quatro anos de exigências feitas através do acordo celebrado com a UEFA, foi integralmente cumprido com esta apresentação de contas. O FC Porto, a partir daqui, deixa de ter quaisquer constrangimentos nesse sentido", diz.

Em setembro, a UEFA tinha ameaçado o FC Porto de exclusão das provas europeias por ter falhado o acordo em relação ao "fair-play" financeiro. Em resposta, o FC Porto tinha garantido que situação estaria resolvida e seria comunicada em outubro.

A UEFA afirmou que os dragões falharam "por pouco o compromisso financeiro" que tinham realizado.

Como castigo, o organismo multou o clube português em 100 mil euros e tinha excluído os dragões da próxima qualificação europeia. Para evitar que a exclusão se cumprisse, o Porto teria de apresentar os exercícios financeiros das temporadas 2019, 2020, 2021 e 2022 de acordo com o estipulado, o que terá acontecido agora.

A SAD do FC Porto apresentou, esta terça-feira, um resultado liquido positivo de 20,765 milhões de euros referente à temporada 2021/2022.

É o segundo ano consecutivo que os dragões apresentam lucro, tendo apresentado 19,275 milhões na época 2020/21. Fernando Gomes explica que o acesso à Liga dos Campeões e as "boas vendas" foram essenciais para o sucesso do exercício. "Foi um excelente ano para o Porto", diz.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+