Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tiago Fernandes

André Franco pode ser "o substituto do Fábio Vieira no FC Porto"

27 jul, 2022 - 12:45 • Eduardo Soares da Silva

Tiago Fernandes trabalhou com o médio na formação do Sporting e no Estoril e acredita que Franco está pronto para o salto na carreira.

A+ / A-
Foto: Rodrigo Antunes/Lusa
Foto: Rodrigo Antunes/Lusa
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Foto: Rodrigo Antunes/Lusa
Foto: Rodrigo Antunes/Lusa
Foto: Manuel Fernando Araújo/Lusa
Foto: Manuel Fernando Araújo/Lusa

André Franco está pronto e tem nível para ser jogador do FC Porto e pode até ser encarado como o substituto de Fábio Vieira.

Tiago Fernandes é um dos treinadores mais capazes para falar sobre o atual médio do Estoril, referenciado pelo FC Porto neste mercado de transferências. A Renascença sabe que ainda não chegou qualquer proposta formal à Amoreira pelo médio de 24 anos.

O treinador trabalhou com Franco nos iniciados e juniores do Sporting e foi quem o lançou na II Liga, no Estoril Praia.

Em declarações a Bola Branca, o técnico vê Franco pronto para reforçar um grande, depois de uma época com 11 golos e quatro assistências no Estoril.

"Penso que sim [está pronto]. Tal como o Fábio Vieira, tem técnica, virtuosismo e último passe. O Porto se calhar vê o Franco como possível substituto do Fábio, também de pé esquerdo. Encaixa na tática do Porto", começa por dizer.

A versatilidade de Franco pode também ser um fator a favor da transferência. O médio pode jogar por dentro ou na ala.

"Comigo jogou várias vezes no meio ou de fora para dentro. Da maneira que o Porto joga com os laterais, os extremos têm de jogar mais por espaços interiores. O André sabe fazer isso. Não é um ala, mas jogando de fora para dentro, pode preencher bem a zona interior e definir o futebol ofensivo do Porto com qualidade e requinte. No último passe, é acima da média", atira.

Tiago Fernandes elenca outros pontos fortes de Franco, destacando a capacidade de fazer golos, evidenciada esta época na I Liga. Um dos 11 golos foi precisamente marcado aos dragões.

"Detetámos muito talento desde cedo. Tinha visão de jogo e uma forma de trabalhar a bola com técnica acima da média. Tem um aspeto que é fundamental para um jogador daquela posição, que é ter golo. Define muito bem no último terço, tem margem de progressão e está numa fase muito boa da carreira. Está pronto e feito com um ano ou dois anos de I e II Liga", atira.

O talento que escapou ao Sporting

Franco está no Estoril desde 2018/19. Começou na equipa sub-23 e afirmou-se na equipa principal. Para trás ficou uma formação quase completa no Sporting, à exceção de um ano nos juniores do Belenenses.

Nesta entrevista a Bola Branca, Tiago Fernandes recorda que Franco esteve para sair nos juvenis, mas acabou por ser a figura do jogo do título.

"Quando ele era sub-15, estava para sair, mas ficou mais um ano no Sporting. Na final, no jogo com o Benfica, acabou por ser o herói do jogo. Vencemos 1-0 e fomos campeões. Fez um golo fantástico de fora da área. É um bom momento. Tivemos juntos na formação vários anos, temos várias histórias engraçadas porque eles eram todos miúdos malandros e rebeldes. Temos muitos momentos passados em conjunto", recorda.

O médio nunca integrou as equipas séniores porque a concorrência era muita: "O Sporting tinha muitos médios. Miguel Luís, Bragança, Pedro Ferreira, Bruno Paz. Eram muitos médios, mais alguns na equipa B, como o Rafael Barbosa. O André foi para o Belenenses em junior e fui buscá-lo novamente. No ano seguinte, optaram por não ficar com ele", recorda.

Tiago Fernandes lamenta que o talento tenha escapado aos leões, mas a saída foi decisiva para o crescimento do médio.

"Tenho pena, devemos dar tempo e margem aos jogadores com talento. Foi importante sair para jogar. Quando fui para o Estoril, integrou os trabalhos connosco e foi lançado na II Liga. Às vezes precisam de outro contexto. Nunca baixou os braços, continuou a trabalhar e neste momento está maduro e experiente fruto de ter saído de um grande e ter percebido a realidade cá fora", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+