Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sp. Braga

Carvalhal: "Galeno é excelente aquisição do FC Porto"

04 fev, 2022 - 12:33 • Redação

O clube transferiu Galeno, Mario González e Raul Silva no mercado de inverno. Piazón e Chiquinho também deixam o Braga. Treinador "contente" com valorização de ativos.

A+ / A-

Wenderson Galeno é uma "excelente aquisição do FC Porto", define Carlos Carvalhal, que deixa de contar com um jogador que considera "fantástico no sentido posicional" que possui.

"O Galeno foi um jogador importante na nossa dinâmica. Acho que é um jogador comprometido com a equipa, entende a organização defensiva, tem um sentido posicional fantástico na nossa organização defensiva e é um desequilibrador no ataque e tem golo. O FC Porto fez uma excelente aquisição", comenta o treinador do Sporting de Braga, sem apresentar relatório de danos para a sua equipa.

No imediato, Carvalhal aponta Francisco Moura como sucessor de Galeno. O jogador português tem já sido utilizado, com frequência, na posição. "O Roger também pode fazer a posição. O Buta também pode jogar aberto no corredor, como também pode jogar como terceiro na defesa", explica.

O mercado de inverno trouxe ajustes ao plantel, mas no sentido de uma subtração de elementos. A equipa não foi reforçada e transferiu, além de Galeno (FC Porto), Raul Silva (Estoril) e Mario González (Tenerife). Chiquinho foi devolvido ao Benfica e Piazón está fora das contas, a aguardar colocação.

Bruno Viana, que treinava à parte, depois de regressar do empréstimo ao Flamengo, foi inscrito e é a exceção à regra na política do Braga neste mês de janeiro.

Carvalhal faz uma breve avaliação das movimentações do mercado e manifesta satisfação porque é um sinal de que cumpriu um dos objetivos que lhe foi proposto por António Salvador, que passa pela valorização de ativos.

"Quando fui contratado pediram-me várias coisas. Vencer títulos, já vencemos um. Apostar na academia, temos feito. Fazer boa Liga Europa e valorização dos ativos. Neste sentido fico contente, porque o Sporting de Braga, ao fim de um ano e meio, creio eu, já terá faturado cerca de 50 milhões de euros. Fico contente com isto, porque nos foi pedido", sublinha.

O treinador reforça que "a aposta nos jovens é uma realidade" e apresenta a contabilidade: "Temos mais de 50% da nossa formação no nosso plantel".

O Braga está na 4.ª posição do campeonato e disputa, em fevereiro, o "play-off" da Liga Europa. Este sábado, para a jornada 21 da I Liga, há dérbi minhoto com o Vitória de Guimarães, às 20h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+