Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Pepe regressa de lesão. "É inteligente, dedicado, rigoroso e tira o máximo de si”

08 fev, 2022 - 16:40 • Pedro Azevedo

Hélder Pereira foi o médico que operou Pepe em 2013 ao tornozelo e explica longevidade do internacional português, que chega ao clássico à porta dos 39 anos de idade

A+ / A-

Pepe, defesa-central do FC Porto, regressou aos relvados no passado domingo em Arouca e esteve em campo os 90 minutos. O central regressou em pleno depois de uma ausência por lesão de perto de dois meses. O jogador parou a 12 de dezembro quando se lesionou frente ao Braga em jogo do campeonato.

O internacional português chega sexta-feira ao clássico com o Sporting com quase 39 anos de idade. Nasceu a 26 de fevereiro de 1983. Tinha 30 anos quando foi operado ao tornozelo por Hélder Pereira, médico especialista em ortopedia e traumatologia desportiva, que explica a longevidade do central.

"O Pepe é uma pessoa fantástica e de uma dedicação tremenda ao desporto. É muito inteligente e um atleta de elite. É aclamado no país pela sua ligação à seleção, no seu clube atual e em Madrid. Trabalho mesmo ao lado do Bernabéu e sei o quanto as pessoas o querem bem. É um profissional de excelência que deixa tudo em campo. O Pepe é também uma pessoa inteligente que usa todos os recursos para tirar o máximo de si na sua atividade", começa por dizer, a Bola Branca.

O especialista, que reconhece uma "admiração imensa por Pepe", diz que o central "é um dos melhores centrais do mundo do seu tempo".

"É fantástico na forma profissional como encara a sua atividade, a dedicação, o treino, o facto de se cuidar de forma extrema, de trabalhar a prevenção e de manter o rigor. Desejo-lhe os maiores sucessos e as pessoas podem estar cientes que é um fanático defensor da seleção nacional e um dos eternos galácticos do nosso futebol”, refere Hélder Pereira.

Lesão articular mais frequente no futebol

Hélder Pereira é um especialista procurado por desportistas de todo o mundo e no futebol, já operou, para além de Pepe, atletas como Keylor Navas, Danilo, Niang, Jonas Olsson e Fofana. A entorse do tornozelo é a razão mais frequente da procura do especialista português.

“É a lesão articular mais frequente no futebol e no desporto em geral. Temos que considerar que o tornozelo é a articulação que está implicada no último momento de contacto com o solo e que tem do ponto de vista da transmissão de carga e apoio uma importância crítica e que depende muito das condições do terreno”, detalha.

“No futebol em concreto, o tornozelo está implicado na relação com o elemento-chave da prática do futebol que é a bola, o controlo da bola, exigindo muitas vezes momentos de equilíbrio monopodálico únicos e também a relação e o gesto técnico com a bola. Por tudo isto e na disputa do momento há o aumento das lesões de contacto no futebol dependendo também das condições de terreno e o tipo de calçado que se usa. Estes fatores têm influência na relação do momento de carga e transmissão de força ao solo que é crítico no futebol", explica.

O médico diz ainda que o "próprio gesto do remate tem igualmente uma série de implicações na articulação do tornozelo. O tema é alvo de intensa investigação e para o qual não há uma resposta direta, mas muitas respostas e questões para vários problemas que estão inerentes à relação do tornozelo com a carga, desporto, bola, relvado e tipo de calçado mais adequado ao piso”.

Livro sobre a entorse do tornozelo

Hélder Pereira é especialista em ortopedia e traumatologia desportiva com vários prémios na área científica e trabalhos publicados sobre a investigação do tema. O médico acaba de publicar um livro intitulado “Lateral Ankle Instability: An International Approach by the Ankle Instability Group” (Instabilidade Lateral do Tornozelo: Uma Abordagem Internacional do Grupo de Instabilidade do Tornozelo) com contributos dos maiores especialistas do mundo, de clubes como Chelsea, Real Madrid e Atlético de Madrid.

“O público alvo do livro são os profissionais de saúde dedicados à área da medicina desportiva. O livro congrega os conhecimentos mais recentes e avançados deste tema que é a entorse do tornozelo em todas as suas vertentes. Desde o funcionamento da articulação, à prevenção das lesões, ao tratamento não cirúrgico. São lesões que não têm uma forma única de serem abordadas. Têm de se perceber na sua plenitude”, argumenta.

Hélder Pereira destaca o papel da prevenção para evitar lesões.

"Houve um português que foi o primeiro a usar um artroscópio no tratamento deste tipo de lesões que foi o Dr. Nuno Corte Real e desde então tem havido uma série de avanços e novas opções e tecnologias. Eu próprio publiquei um artigo de uma técnica particularmente dedicada ao tratamento destas lesões de forma minimamente invasiva e sem agressividade cirúrgica para permitir um retorno precoce à competição. Este livro interessa a todos aqueles que estão ligados aos doentes que em qualquer nível de participação têm uma prática desportiva no quotidiano e talvez de forma mais importante para os que tratam de atletas de elite”, sustenta Hélder Pereira.

O autor reúne no livro o contributo dos maiores especialistas do mundo, de clubes como Chelsea, Real Madrid e Atlético de Madrid.

“Participaram os melhores do mundo nesta área para produzir uma obra que congrega todas as vertentes relacionadas com a entorse do tornozelo, a lesão ligamentar do tornozelo e não posso esconder uma ponta de orgulho porque Portugal tem uma forte representação e porque conseguimos que esta presença lusa exista também ao nível da medicina. Temos os melhores atletas do mundo, melhores treinadores, árbitros, e temos seguramente dos melhores clínicos do mundo e abro o leque a todos os terapeutas, fisioterapeutas, preparadores físicos, médicos, fisiologistas do desporto, porque é preciso trabalhar em equipa para que os nossos atletas possam render o máximo”, conclui.

Hélder Pereira, médio especialista em ortopedia e traumatologia desportiva trabalha no centro hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, e tem consultório em Vila do Conde e Madrid.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+