A+ / A-

Liga dos Campeões

FC Porto recebe Chelsea em Sevilha no primeiro ensaio do duelo "sonho vs. milhões"

07 abr, 2021 - 09:25 • Redação com Lusa

Sérgio Conceição e Pepe acreditam na passagem às meias-finais da Champions, apesar do poderio financeiro inglês. Sérgio Oliveira, Taremi e Diogo Costa desfalcam campeões nacionais.

A+ / A-

O FC Porto defronta o Chelsea, esta quarta-feira, em Sevilha, casa emprestada, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, num encontro em que terá duas ausências de peso.

Devido à pandemia da Covid-19 e das restrições britânicas às viagens, o estádio Ramón Sánchez Pijzuán será o palco da eliminatória. No primeiro, os campeões nacionais têm o estatuto de visitado e não poderão contar com Sérgio Oliveira e Mehdi Taremi, ambos castigados. Diogo Costa testou positivo à Covid-19 e também fica fora do duelo.

Pela 11.º vez no "top-8" da mais importante prova europeia de clubes (nona na era Champions), o FC Porto terá pela frente o atual quarto classificado da liga inglesa. O Chelsea renasceu com a entrada do alemão Thomas Tuchel, apesar de ter sofrido uma pesada derrota caseira (5-2) com o West Bromwich na última jornada do campeonato inglês.

Em contraponto, na última ronda da I Liga portuguesa, a equipa treinada por Sérgio Conceição bateu em casa o Santa Clara, por 2-1. O golo da vitória apareceu a segundos do final da partida e permitiu ao FC Porto reduzir para oito pontos a diferença para o líder Sporting, que na segunda-feira empatou, por 1-1, na visita ao Moreirense.

Crença dos dois lados da barricada


Ainda assim, na conferência de imprensa de antevisão da partida, Thomas Tuchel afirmou que o Chelsea é "forte o suficiente" para vencer o FC Porto, apesar de estar consciente de que "vai ser um jogo difícil".

Sérgio Conceição admitiu uma possível mudança tática frente ao Chelsea, um adversário que "dispensa apresentações", mas deixou muito claro que acredita plenamente na passagem às meias-finais: "Acreditar faz parte desta casa. Quem não acreditar não pode vestir esta camisola."

Pepe salientou que "o plantel do Chelsea está avaliado praticamente em 700 milhões de euros, mas isso não joga". "Queremos ganhar essa eliminatória para poder seguir em frente na Champions", sublinhou.

História contra, mas com um senão


Num total de oito jogos disputados nas provas europeias, esta será a segunda vez que o FC Porto encontra o Chelsea numa fase a eliminar, depois de ter caído nos oitavos de final da Champions em 2006/07.

Os dragões só ultrapassaram três de 13 eliminatórias com clubes ingleses nas taças europeias e ficaram fora de prova nas últimas seis. O FC Porto apenas ultrapassou por duas vezes os quartos de final da principal prova europeia de clubes, em eliminatórias a duas mãos. No entanto, sempre que o conseguiu, acabou por sagrar-se campeão europeu.

O FC Porto-Chelsea está agendado para as 20h00, em Sevilha, e vai ser dirigido pelo árbitro esloveno Slavko Vincic. Jogo com relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+