A+ / A-

Europeus de atletismo. Fatoumata Diallo termina 400m barreiras no oitavo lugar

11 jun, 2024 - 22:41 • Redação com Lusa

A atleta portuguesa cumpriu a prova em 55,65 segundos. A medalha de ouro foi para a neerlandesa Femke Bol.

A+ / A-

Fatoumata Diallo terminou no oitavo lugar a final dos 400 metros barreiras dos Europeus de atletismo de Roma, esta terça-feira, confirmando o melhor resultado de Portugal de sempre nesta disciplina.

A barreirista portuguesa, de 24 anos, cumpriu a prova em 55,65 segundos. A final foi vencida por Femke Bol, a grande favorita, com o tempo de 52,49s. Foi a primeira medalha de ouro da neerlandesa nesta edição dos Europeus, depois de se ter ficado pelo bronze nos 4x400 metros mistos e antes de disputar a final feminina da estafeta na mesma distância.

No dia anterior, Diallo tinha batido o recorde nacional. Nas meias-finais, correu a distância em 54,65 segundos e bateu a marca que pertencia há 12 anos a Vera Barbosa (55,22). Também assegurou a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 (o apuramento estava fixado em 54,85s).

A atleta do Benfica também superou Vera Barbosa na melhor classificação portuguesa de sempre em Europeus, que tinha sido o décimo lugar da barreirista do Sporting em Zurique 2014.

Os restantes lugares do pódio foram ocupados pela francesa Louise Maraval, segunda, e pela também neerlandesa Cathelijn Peeters, terceira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+