Tempo
|
A+ / A-

Histórico. Primeira vitória de Portugal no Mundial de Râguebi

08 out, 2023 - 21:52 • Carlos Calaveiras

Os "lobos" bateram as Ilhas Fiji, por 24-23, em partida disputada em Toulouse, França.

A+ / A-

Portugal conseguiu este domingo a primeira vitória de sempre num Mundial de Râguebi, um triunfo que vai ficar para a história da modalidade.

Os "lobos" bateram as Ilhas Fiji, por 24-23, em partida disputada em Toulouse, França.

A quatro minutos para o final da partida, Portugal perdia por seis pontos perante o potente coletivo das Fiji, mas conseguiu dar a volta ao marcador.

Rodrigo Marta marcou um ensaio aos 78 minutos e Samuel Marques converteu o pontapé de penalidade para a história, que deu a primeira vitória à seleção portuguesa num Mundial de Râguebi.

Em declarações no final da partida, o jogador Nicolas Martins, que foi considerado o MVP do jogo, fala num triunfo histórico de uma equipa de amigos.

"Trabalhámos muito para isto. É histórico, é o melhor momento da minha vida. Somos uma equipa de amigos, amigos de Portugal. Vivemos juntos. É incrível. Os adeptos estiveram muito bem, estiveram connosco. As Fiji jogaram muito bem, não tenho palavras", declarou Nicolas Martins.

Os "lobos" despedem-se do Mundial com uma vitória sobre as Fiji e um empate diante da Geórgia.

Portugal termina no quarto lugar do Grupo C, com seis pontos. O País de Gales ficou no primeiro lugar com 19 pontos, seguido das Fiji com 11 e Austrália com 11. A Geórgia é o quinto classificado, com três pontos.

Apesar da derrota no jogo de hoje, as Fiji passam aos quartos de final, onde vão defrontar a Inglaterra.

O Portugal - Fiji marca a despedida do selecionador nacional, o francês Patrice Lagisquet, que comandou os "lobos" nos últimos anos durante a caminhada para o Mundial 2023, e do jogador Mike Tadjer, um dos jogadores mais carismáticos da equipa.

"É uma decisão que já está tomada e comunicada à Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) e aos jogadores há algum tempo. Fui convidado para continuar, mas já tinha prometido à minha família que iria parar o râguebi após o Campeonato do Mundo", revelou Patrice Lagisquet, antes do embate com as Fiji.

Terminada a fase de grupos, confira os jogos dos quartos de final do Mundial de Râguebi:

País de Gales - Argentina (14 de outubro)

Irlanda - Nova Zelândia (14 de outubro)

Inglaterra - Fiji (15 de outubro)

França - África do Sul (15 de outubro)

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+