Tempo
|
A+ / A-

Natação

Diogo Ribeiro é o primeiro e o segundo português qualificado para Paris 2024

31 mar, 2023 - 11:53

Nadador de 18 anos duplica bilhete para os Jogos Olímpicos com os mínimos nos 100 metros livres, com recorde nacional.

A+ / A-

O nadador português Diogo Ribeiro garantiu, esta sexta-feira, a sua segunda qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Depois do apuramento nos 50 metros livres, com recorde nacional e melhor marca mundial do ano, o atleta, de 18 anos, também garantiu os mínimos nos 100 metros livres, durante o Open de Portugal. Também nesta distância estabeleceu novo recorde nacional: 48,01 segundos.

Diogo Ribeiro é, assim, o primeiro e o segundo português a carimbar o passaporte para Paris 2024. Mais um feito para um nadador que, em 2022, já chamara à atenção com a tripla medalha de ouro nos Mundiais de juniores, nos 50 metros mariposa, 50 livres e 100 mariposa.

Em entrevista à Renascença, na quinta-feira, após a primeira qualificação para Paris, o presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, afirmou que Diogo Ribeiro tem a "característica dos campeões" e vai ser "um dos melhores atletas que já representaram Portugal".

"O horizonte dele só acaba no Olimpo, que é ser o primeiro dos primeiros. Não tenho dúvidas. Ele tem a característica dos campeões, que é nunca estar satisfeito com o que alcançou e não tem medo de assumir esse objetivo. (...) Ele poderá ser uma referência na natação portuguesa e um dos melhores desportistas que já representaram o país", destacou.

Ainda antes dos Jogos Olímpicos, Diogo Ribeiro terá oportunidade de mostrar resultados nos Mundiais, em julho, em Fukuoka, no Japão.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Cristina Almeida
    31 mar, 2023 Coimbra 11:16
    Um orgulho para Portugal e para o Benfica!

Destaques V+