Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ouros mundiais de Diogo Ribeiro são "motivo de orgulho" para Portugal

04 set, 2022 - 09:25 • Lusa

O português, de 17 anos, venceu as provas de 50 e 100 metros mariposa e 50 metros livres no Mundial júnior de natação.

A+ / A-

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, felicitou, este domingo, Diogo Ribeiro pela conquista, em Lima, de três títulos mundiais de natação em juniores, destacando como "motivo de orgulho" todos os "êxitos internacionais do desporto português".

"Muitos parabéns a Diogo Ribeiro, triplo campeão mundial de natação em juniores. Os êxitos internacionais do desporto português são motivo de orgulho para todos nós", escreveu Santos Silva no Twitter.

Diogo Ribeiro conquistou na noite de sábado o título mundial de natação em juniores nos 50 metros mariposa, em Lima, no Peru, com recorde do mundo do escalão, juntando esta conquista às medalhas de ouro nos 50 livres e nos 100 mariposa.

O nadador do Benfica, de 17 anos, venceu a prova em 22,96 segundos, melhorando em nove centésimos o recorde do mundo júnior, que estava na posse do russo Andrei Minakov (23,05), desde outubro de 2020, retirando também 11 centésimos ao recorde nacional, que já lhe pertencia.

Diogo Ribeiro venceu confortavelmente a final, deixando o checo Daniel Gracik, na segunda posição, a meio segundo (23,46), e o dinamarquês Casper Puggaard, no terceiro lugar, a um segundo (23,96), após abdicar da meia-final dos 100 metros livres, para a qual se tinha qualificado com o melhor tempo das eliminatórias, à frente do recordista mundial absoluto, o romeno David Popovici.

Após a conquista do terceiro título mundial, Diogo Ribeiro, visivelmente emocionado, agradeceu a quem o apoiou, nomeadamente na piscina peruana.

"Foi muito difícil, um ano muito tenso", referiu o nadador português, prometendo "habituar-se a este ritmo de vitórias".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+