Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Luciano Gonçalves

​“Conselho de Arbitragem tem estado bem, mas podia comunicar melhor”

14 jun, 2022 - 13:57 • Carlos Dias

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol é contra a divulgação dos áudios das equipas de arbitragem.

A+ / A-

Leia também:


O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol dá nota positiva ao trabalho do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Para Luciano Gonçalves ficou a faltar uma comunicação mais aberta, de forma a proteger os árbitros.

Em entrevista a Bola Branca, o líder da APAF faz um balanço positivo do intercâmbio com a arbitragem francesa, recusa a divulgação dos áudios das equipas de arbitragem e anuncia a ambição de ter a Academia da arbitragem pronta em 2024.

O que pensa do trabalho do Conselho de Arbitragem?

Em várias ocasiões não concordei com algumas opções do Conselho de Arbitragem. Mas isso tem a ver com a questão da gestão da arbitragem, aquilo que é a sua estratégia e nós podemos não concordar, mas isso de forma nenhuma coloca em causa aquilo que é o respeito, a lealdade, o trabalhar em conjunto entre o Conselho de Arbitragem (CA) e a APAF.

Onde nós podíamos esperar um pouco mais tem a ver com a comunicação, ou seja, ajudava-nos imenso se o CA comunicasse mais com o exterior para não serem apenas APAF e árbitros a terem o primeiro impacto. Mas o Conselho de Arbitragem tem feito um trabalho muito satisfatório, tendo em conta as condições que foi encontrando ao longo do tempo.

E na questão do VAR, também podia haver uma comunicação mais aberta do Conselho de Arbitragem?

Este CA encontrou a fase da implementação do VAR, que quando apareceu em Portugal tinha solução para tudo, ia acabar com os erros todos.

Ou seja, faltou comunicação para que as pessoas percebessem que o VAR tem apenas quatro situações em que pode intervir. Penso que pode haver mais comunicação, mais explicações para o exterior. Algumas vezes o CA deu explicações, mas deveria ter sido mais recorrente, o que naturalmente iria desvalorizar algum ruído.

O intercâmbio com França tem sido benéfico para a arbitragem portuguesa?

O intercâmbio na altura em que foi lançado e na altura que foi divulgado tinha o objetivo de ter árbitros estrangeiros para fazer os jogos mais complicados.

Eu, desde a primeira hora, mostrei estar contra. Mas tendo em conta, que, felizmente, o objetivo deste intercâmbio foi alterado e as coisas mudaram.

Serve como formação e serve até para nós também percebermos o que podemos aprender com os árbitros franceses e eles connosco. Estou muito satisfeito com aquilo que tem estado a acontecer com o intercâmbio, inclusivé na arbitragem feminina.

Concorda com a divulgação dos áudios das equipas de arbitragem, principalmente do VAR?

Os áudios das equipas de arbitragem a serem tornados públicos seriam mais uma ferramenta para se virar contra a arbitragem. A FIFA também não permite essa divulgação, a não ser por motivos de formação-

A arbitragem não tem que estar a esconder, agora também não tem de querer que a sua comunicação seja audível, ou seja, nós estamos a falar de uma comunicação de arbitragem que é fechada. Só se ouve os árbitros a falar, quando antes podíamos ter tido um jogador ou um treinador a provocar o árbitro.

Não temos as condições técnicas para que possam estar todos da mesma forma. Árbitros, mas também jogadores e treinadores. Se isso acontecesse, se calhar até podia mudar um pouco a educação que devia existir no decorrer do jogo. Agora apenas e só para ouvirmos as equipa de arbitragem falar e serem mais um motivo de chacota durante a semana, isso não concordo

Como é que está o projeto da Academia da APAF?

Nós estamos a analisar várias hipóteses. Felizmente tivemos vários municípios, quando nós apresentámos o projeto, a demonstrar interesse em receber a Academia. Existem algumas condições das quais não podemos abdicar. Ou seja, tem de ser um local com um estádio com campo relvado e sintético, uma pista de tartan, um pavilhão.

Temos alguns locais que nos interessam. Nós gostaríamos que este projeto estivesse concluído antes de 2024.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+