Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

Belenenses SAD "estranha" que Liga de Clubes ainda não tenha adiado jogo com o Vizela

02 dez, 2021 - 10:27 • Eduardo Soares da Silva

Em comunicado, o clube considera "urgente" que a Liga adie o jogo da próxima segunda-feira. Isolamento de toda a estrutura da Belenenses SAD dura até ao dia 10 de dezembro.

A+ / A-

A Belenenses SAD "estranha" que a Liga de Clubes ainda não tenha adiado o jogo da próxima segunda-feira frente ao Vizela, depois do surto de Covid-19 no clube, com presença de casos da nova variante Ómicron.

Em comunicado, o clube recorda que tem todo o plantel e equipas técnicas da equipa profissional e sub-23 em isolamento até ao dia 10 de dezembro e, por isso, a Belenenses SAD não se vai apresentar em Vizela.

A Belenenses SAD remete para os regulamentos da Liga para pedir o adiamento do jogo: "Nos termos do artigo 46º do Regulamento das Competições, a Liga tem o dever de não permitir a realização de um jogo sempre que por força maior este não se possa ou não se deva realizar".

O plantel da Belenenses SAD tem vários casos da nova variante Ómicron, os primeiros detetados no país, e, por isso, "torna vital que todas as decisões tomadas pela Liga se rejam obrigatoriamente pelo superior interesse da máxima proteção da saúde pública. Não facilitar é uma obrigação ética e médica que não admite indefinições".

"Nestes termos, estranha-se que a Liga ainda não tenha adiado a realização do jogo entre Vizela e Belenenses SAD", pode ler-se.

Adiamento "é urgente"

A Belenenses SAD apela para que a Liga de Clubes adie o jogo: "É urgente que a Liga adie o jogo entre o Vizela e a Belenenses SAD por forma a assegurar a salvaguarda da integridade da competição e da verdade desportiva bem como em salvaguarda do superior interesse da proteção da saúde pública", pode ler-se.

O clube teme que se repita os eventos do último sábado, quando Belenenses SAD entrou em campo frente ao Benfica com nove elementos.

"Desse modo se evitará que se repita a vergonha – e se corram os mesmos riscos – verificados no simulacro de jogo entre a Belenenses SAD e o Sport Lisboa e Benfica, em que a Liga não cumpriu com estas suas obrigações estatutárias e regulamentares", termina.

O que aconteceu no Belenenses SAD-Benfica?

No sábado, o Belenenses SAD entrou em campo com apenas nove jogadores, dois deles guarda-redes, disponíveis para defrontar o Benfica, devido ao surto de Covid-19 que atingiu o plantel. O encontro foi suspenso no início da segunda parte, aos 48 minutos, depois de João Monteiro ter alegado lesão, deixando os azuis sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo (sete).

Na segunda-feira, o Belenenses SAD pediu a repetição do jogo com o Benfica, baseando-se no art. 45.º, n.º 4 do Regulamento de Competições, segundo o qual "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar com "natureza urgente" ao Belenenses SAD, devido à insuficiência de jogadores que levou ao fim antecipado do jogo com o Benfica, de acordo com comunicado do organismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+