Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Fora de Jogo

Instalações do Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães alvo de buscas

24 nov, 2021 - 09:14 • Carla Caixinha , Celso Paiva Sol , Sílvio Vieira

Em causa estão suspeitas de negócios simulados, celebrados entre clubes de futebol e terceiros, que tiveram em vista a ocultação de rendimentos do trabalho dependente, sujeitos a declaração e a retenção na fonte, em sede de IRS, envolvendo jogadores de futebol profissional. Os valores envolvidos rondarão os 15 milhões de euros.

A+ / A-

Agentes da Autoridade Tributária (AT), acompanhados de elementos da GNR, realizaram buscas, esta quarta-feira, às instalações da Sociedades Anónimas Desportivas do Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães. A Renascença confirmou junto de fonte policial que as buscas começaram às 7h00.

As diligências está a ser acompanhadas pelo juiz do Tribunal Central Carlos Alexandre e "foram ordenadas na sequência da análise do material apreendido no decurso das buscas realizadas em março de 2020, na designada Operação Fora de Jogo", confirma o Ministério Público (MP), em comunicado.

"Em causa estão suspeitas de negócios simulados, celebrados entre clubes de futebol e terceiros, que tiveram em vista a ocultação de rendimentos do trabalho dependente, sujeitos a declaração e a retenção na fonte, em sede de IRS, envolvendo jogadores de futebol profissional. Os valores envolvidos rondarão os 15 milhões de euros. Os factos em investigação são suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal, fraude à segurança social e branqueamento de capitais", esclarece o MP.

Ao que a Renascença apurou, os agentes da AT procuraram, sobretudo, documentação dos contratos celebrados com a Altice, relativos à venda dos direitos de transmissão dos jogos, e a contratos de transferências de jogadores, em particular, da época 2015/16. No caso do Vitória de Guimarães, da gestão anterior à de Miguel Pinto Lisboa.

Foram emitidos cerca de duas dezenas de mandados de busca domiciliárias e não domiciliárias. Além das instalações de Sociedades Anónimas Desportivas, as diligências decorreram também em empresas e escritórios de advogados.

"Para além de um magistrado judicial e de cinco magistrados do MP, quatro dezenas de efetivos da AT e cerca de meia centena de militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR" participam nas buscas.

A CMTV divulgou imagens da chegada dos agentes AT ao parque de estacionamento do Estádio Municipal de Braga, esta manhã. A Renascença contactou as SAD do Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães para mais esclarecimentos sobre o caso e aguarda reposta.

A operação acontece dois dias depois das buscas nas instalações da SAD do FC Porto, numa ação que decorreu da investigação da Operação Cartão Vermelho.

[notícia atualizada às 11h45, com informação apurada pela Renascença sobre a documentação privilegiada pelos Fisco nas buscas à sociedades anónimas desportivas]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+