Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gianni Infantino

Presidente da FIFA quer que todos os países tenham um estádio chamado Pelé

02 jan, 2023 - 15:45 • Redação

Proposta de Gianni Infantino promete ser polémica. A outra sugestão da FIFA para homenagear o "Rei" é mais pacífica: um minuto de silêncio em todos os jogos nos próximos dias.

A+ / A-

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, propõe que todos os países do mundo tenham um estádio com o nome de Pelé, que morreu na passada quinta-feira, aos 82 anos.

À entrada do Estádio de Vila Belmira, esta segunda-feira, onde tem lugar o velório do antigo futebolista brasileiro, Infantino garantiu que a FIFA tem ideias para homenagear o "Rei". Em primeiro, vai pedir a todas as federações do mundo que façam um minuto de silêncio em cada jogo. A segunda proposta, no entanto, promete ser mais polémica.

"Vamos pedir também que cada um dos 211 país da FIFA batize um estádio do país com o nome de Pelé. Creio que os jovens do mundo inteiro têm de saber e recordar quem é Pelé, a alegria que ele deu ao mundo. Por isso, acho que o mais importante tem de ser um campo onde se joga, onde se marcam golo e que as crianças daqui a 20, 30, 50, 100 anos, quando marcarem golos no Estádio Pelé, em qualquer país do mundo, e quando perguntem quem era Pelé, digam que era um grande jogador de futebol que nos emocionou", explica o presidente da FIFA.

Se no Brasil a proposta não deverá suscitar grandes protestos, será curioso ver como reagem, por exemplo, os argentinos, para quem a eleição de melhor futebolista da história é Maradona e Messi.

O corpo de Pelé é velado a partir das 13h00 desta segunda-feira, no centro do campo da Vila Belmiro, o estádio do Santos. Milhares começaram a fazer fila horas antes da abertura das portas ao público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+