Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Futebol. EUA pagam mesmo salário a homens e mulheres

18 mai, 2022 - 17:57 • Carlos Calaveiras

Luta da seleção feminina durou vários anos e chegou agora a bom porto, com acordo entre todas as partes. Acordo, em vigor até 2028, vai para além do salário.

A+ / A-

A Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF) confirma que vai formalizar um contrato coletivo de trabalho que prevê vencimentos iguais para homens e mulheres.

O “Equal Pay”, que fica em vigor pelo menos até 2028, já tinha sido anunciado em fevereiro, mas só agora chega a assinatura.

“Perante estes acordos, a federação dos Estados Unidos torna-se a primeira a pagar o prémio de participação no Campeonato do Mundo de forma igualitária”, divulga a USSF.

A Federação acrescenta: “Os termos da compensação igualitária incluem o Campeonato do Mundo, e contemplam também o mesmo mecanismo de distribuição de receitas comerciais por ambas as equipas. Estes acordos asseguram que os internacionais pelos Estados Unidos continuarão entre os mais bem pagos do mundo”.

Este contrato melhora também questões não-financeiras, relacionadas com saúde e segurança, privacidade de dados e contempla também creches ou planos de reforma, por exemplo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+