Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aleksander Ceferin

UEFA recusa Mundial bienal, mas admite Liga das Nações global

03 mar, 2022 - 15:12 • Redação com Lusa

Aleksander Ceferin rejeita, também, o possível renascimento da Superliga Europeia: "Essas pessoas vivem num paralelo."

A+ / A-

O presidente da UEFA voltou, esta quinta-feira, a rejeitar a possibilidade de realização de um Mundial a cada dois anos. Por outro lado, assumiu a hipótese de alargar a Liga das Nações a outras confederações.

"É lógico que as grandes federações queiram jogar mais jogos entre elas. Uma Liga das Nações global é uma possibilidade e está a ser abordada com a FIFA. Poderia ser disputada com outras confederações e não só na UEFA. Ninguém quer um Mundial de dois em dois anos", disse Aleksander Ceferin, em Londres, à margem da conferência "Negócio do Futebol", organizada pelo jornal "Financial Times".

Em 2021, a FIFA, através do responsável pelo Desenvolvimento Global do Futebol, Arsène Wenger, apresentou o projeto da realização de Mundiais de dois em dois anos, a partir de 2028. Mudaria uma calendarização que vem desde 1930, para os homens, e desde 1969, para as mulheres.

A Liga das Nações é uma competição bienal que foi criada pela UEFA em 2018 e que já teve duas edições, a primeira conquistada por Portugal.

Ceferin continua a rejeitar Superliga Europeia


Confrontado com a possibilidade de o projeto da Superliga Europeia renascer, ainda que noutros moldes, Ceferin voltou a mostrar-se contra.

"Falar da Superliga não é falar de futebol. Estou cansado de falar nisso. Não é um projeto de futebol. Essas pessoas vivem num paralelo. São livres que jogar as suas próprias competições, mas se isso acontecer deixam de jogar as nossas", sublinhou o presidente da UEFA.

O projeto da Superliga Europeia abalou o futebol em abril de 2021, mas com rapidez foi impossibilitado de ganhar força. Os protestos uniram UEFA, governos europeus, clubes, treinadores, jogadores e adeptos.

Real Madrid, Juventus, Manchester United, Liverpool, Arsenal, AC Milan, Atlético Madrid, Chelsea, Barcelona, Manchester City, Tottenham e Inter de Milão apareceram como os clubes fundadores da nova prova, sem a participação da UEFA. Porém, cedo este grupo se desmoronou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+