Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Futebol Feminino

Portugal sem bilhete direto para o Mundial. Cânticos pró-IRA da Irlanda só valem multa

08 dez, 2022 - 11:06 • Inês Braga Sampaio

A seleção nacional feminina sonhava com entrada direta no Mundial 2023 pela secretaria, sem ter de disputar o "play-off" intercontinental. UEFA decidiu não castigar desportivamente a República da Irlanda pelos festejos após o apuramento.

A+ / A-

Esfuma-se a esperança portuguesa de conseguir bilhete direto para o Mundial feminino pela secretaria. A UEFA decidiu não punir desportivamente a República da Irlanda por cânticos pró-IRA, pelo que a seleção nacional terá mesmo de disputar o "play-off" intercontinental.

Em comunicado, esta quinta-feira, o organismo que rege o futebol europeu anuncia que decidiu multar a Associação de Futebol da Irlanda (FAI) em 20 mil euros, "por violação das regras básicas de conduta".

Em causa estava, conforme classificado pela FIFA, "comportamento impróprio" das jogadoras da República Irlanda, depois de terem garantido a qualificação imediata para a fase final do Mundial 2023, no "play-off" europeu. As atletas partilharam nas redes sociais um vídeo gravado no balneário, em que se ouve a canção "Up the ra", de apoio ao grupo paramilitar IRA (Exército Republicano Irlandês).

Na altura, a FAI pediu "desculpa se alguém ficou ofendido com as celebrações". Uma das jogadoras, Chloe Mustaki, admitiu, em entrevista à Sky Sports, a escolha da canção fora um "enorme erro de julgamento". Familiares das vítimas da IRA consideraram o vídeo "um escândalo".

O desfecho do caso interessava a Portugal, dado que, se houvesse castigo desportivo, a seleção nacional poderia ser a grande beneficiada e apurar-se para o Mundial sem ter de disputar o "play-off" intercontinental.

Camarões ou Tailândia e, depois, o campeão e o "vice"


A República da Irlanda garantiu o apuramento direto para o Mundial como um dos dois melhores vencedores do "play-off", com uma vitória sobre a Escócia, por 1-0. Portugal, que derrotou a Islândia, por 4-1, foi o terceiro melhor e foi relegado para o "play-off" intercontinental.

Com uma eventual exclusão da Irlanda, Portugal passaria a ser o segundo melhor vencedor do "play-off" europeu. Aconteceria o mesmo que no Euro 2022, para o qual a seleção nacional não se qualificou pela via desportiva. A exclusão da Rússia de todas as provas UEFA, devido à invasão da Ucrânia, abriu à equipa das quinas uma vaga em Inglaterra.

Portugal tem, agora, a certeza de que terá de disputar o "play-off" intercontinental na Nova Zelândia. Terá pela frente, no dia 22 de fevereiro, Camarões ou Tailândia. Também já sabe que, garantindo o apuramento para a fase final do Mundial 2023, terá pela frente, na fase de grupos, os Estados Unidos da América, atuais campeões do mundo (tetra em 2019), os Países Baixos, vice-campeões, e o Vietname.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+