Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seleção Nacional

Todos com fome, Cristiano Ronaldo incluído, e todos aptos, Pepe incluído

10 nov, 2022 - 17:57 • Redação

Fernando Santos volta a criticar calendarização do Mundial e manifesta reservas sobre decorrerá uma competição fora de época. Vantagem, ressalva, é o tempo que vão poupar em viagens.

A+ / A-

Fernando Santos garante que todos os 26 jogadores convocados para o Mundial do Qatar vão chegar à seleção "com fome de mostrar a sua capacidade de tornar Portugal campeão", Cristiano Ronaldo incluído.

CR7 está a viver uma época aquém do esperado, com os piores registos da carreira, mas o selecionador não tem qualquer preocupação com o estado em que o capitão vai integrar os trabalhos.

"Jogos os últimos quatro jogos. Se fosse há um mês a questão era diferente, agora não", diz Fernando Santos, repetindo uma ideia que já tinha apresentando, em entrevista à SportTV.

Pepe, tal como era esperado, entra nos convocados, isto apesar de não jogar há mais de um mês, devido a lesão. Subsistiam dúvidas sobre se o central portista iria ser dado como apto para entrar na lista final, mas tudo ficou esclarecido esta quinta-feira pela manhã.

"A última reunião que tive hoje [quinta-feira] de manhã foi se havia alguém inapto para ser convocado. E a resposta foi não. O meu departamento médico diz-me que não há ninguém inapto. Estão todos prontos", esclarece Fernando Santos.

Sobre o contexto em que vai decorrer a competição, o treinador português ressalva que "a única vantagem é não termos de viajar". "As distâncias são curtas e o desgaste é menor do que em outras fases finais", acrescenta.

No restante, acumulam-se críticas: "Não há ninguém que concorde em absoluto com esta calendarização. É maus para os clubes e para as seleções".

"Ninguém consegue definir bem o que vai acontecer, porque o Mundial é disputado pela primeira vez nesta altura do ano. Nas convocatórias anteriores demos 10 dias de férias aos jogadores, exceto os que tinham finais para disputar, e tínhamos mais três semanas de preparação. A sobrecarga pode ser maior, porque houve competição muito intensa", observa Fernando Santos, durante a conferência de imprensa em que anunciou o nome dos 26 convocados, sem comentar ou esclarecer as suas próprias escolhas.

António Silva, em estreia absoluta na seleção A, e Gonçalo Ramos são as grandes novidades nos 26 escolhidos para o Mundial do Qatar.

O Mundial do Qatar começa a 20 de novembro. O primeiro jogo de Portugal é no dia 24 de novembro, frente ao Gana. A seleção nacional tem ainda jogos com Coreia de Sul e Uruguai, na fase de grupos. A final está agendada para 18 de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+