Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Europeu feminino

Portugal perde com os Países Baixos, mas ainda sonha com o apuramento

13 jul, 2022 - 21:55 • Redação

Apesar do filme do jogo ter sido parecido ao empate com a Suíça, Portugal perdeu por 3-2 e está obrigada a vencer a Suécia na última jornada.

A+ / A-
Foto: Peter Powell/EPA
Foto: Peter Powell/EPA
Foto: Peter Powell/EPA
Foto: Peter Powell/EPA
 Foto: Peter Powell/EPA
Foto: Peter Powell/EPA

A seleção nacional perdeu frente aos Países Baixos, por 3-2, e complica as contas do apuramento para os quartos de final da competição.

Depois de um empate na primeira jornada com a Suíça, o filme do jogo com os Países Baixos foi muito semelhante, mas com um desfecho pior para a seleção nacional.

Portugal voltou a entrar mal e já perdia por dois ao quarto de hora. Egurrola fez o primeiro, aos 7 minutos, e van der Gragt dilatou a vantagem, aos 16.

A seleção de Francisco Neto conseguiu empatar, tal como fez com a Suíça. Carole Costa reduziu, de penálti, aos 38 minutos de jogo, depois de confirmada a falta pelo videoárbitro, e Diana Silva chegou ao empate já na segunda parte, aos 47, de canto.

Os Países Baixos, que não contaram com a sua principal referência, uma vez que Miedema testou positivo à Covid-19, reagiram de imediato e empataram dois minutos depois, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

O golo da vitória holandesa chegou mesmo, o que representou um fim diferente do filme do jogo em relação à partida com a Suíça. Van de Donk deu a vitória aos 62 minutos.

A polivalente Ana Borges, de 32 anos, tornou-se a jogadora mais internacional do futebol feminino, ao somar o 146.º encontro, superando os 145 de Carla Couto.

Com este resultado, Portugal fica mais longe dos quartos de final, mas ainda sonha com o apuramento.

A seleção está no terceiro lugar, com um ponto, os mesmos que a Suíça. Suécia e Países Baixos lideram o grupo com quatro pontos. Na última jornada, Portugal está obrigado a bater a Suécia.

Avançam para os quartos de final os dois primeiros classificados de cada grupo. Em caso de empate entre duas ou mais seleções, são estes os critérios a aplicar Pontos no confronto direto;

  1. Diferença de golos no confronto direto;
  2. Golos marcados no confronto direto;
  3. Se mais de duas equipas estiverem empatadas e, depois de aplicar os critérios acima, ainda houver um sub-grupo de equipas empatadas, todos os critérios de confronto direto são reaplicadas exclusivamente a esse sub-grupo de seleções;
  4. Diferença de golos;
  5. Golos marcados;
  6. Penáltis se o confronto direto for na última jornada (usa-se só em caso de possível apuramento);
  7. Pontos disciplinares (cartão vermelho = 3 pontos; amarelo = 1 ponto, expulsão por duplo amarelo = 3 pontos) - ganha quem tiver menos;
  8. "Ranking" de coeficiente da UEFA em vigor no sorteio da fase de grupos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+