Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seleção Nacional

Fernando Santos: "Este é o momento para ganhar"

17 mar, 2022 - 13:00 • Redação

O selecionador nacional não está preocupado com o seu futuro. "O nosso foco é estar no Campeonato do Mundo", repete. Portugal joga o "play-off" de apuramento para o Mundial. O primeiro adversário é a Turquia. Se vencer, defronta o vencedor da eliminatória entre Itália e Macedónia do Norte.

A+ / A-

Fernando Santos concentrou o seu discurso numa visão realista, com uma abordagem confiante para o "play-off" de apuramento para o Mundial 2022. "Este é o momento para ganhar", repetiu na conferência de imprensa em que anunciou 25 nomes, os dos convocados para o que espera serem dois jogos desta fase decisiva, mas sobre os quais pouco falou.

A estratégia do selecionador é dar relevo ao coletivo, unir tudo e todos em redor de uma equipa que precisa de sentir esse apoio.

"Este é o momento para ganhar. Estarmos presentes no Campeonato do Mundo é o nosso foco. Foco total de todos nós, dos jogadores, do povo", amplia o treinador, no sentido de passar a mensagem de que "estamos a jogar por Portugal".

Sinal dessa união, ressalva, é o facto de a lotação do Estádio do Dragão para o jogo com a Turquia, da meia-final do "play-off", estar esgotada há muito tempo. "Uma demonstração clara da confiança do povo é que o Estádio do Dragão está esgotado há muito tempo".

Sem preocupações com a história

Desde 1998 que a seleção nacional não falha uma fase final de uma grande competição e o treinador que ficou ligado à maior conquista, a vitória no Euro 2016, não quer, naturalmente, ficar com o seu nome associado a um momento tão negativo.

No entanto, Fernando Santos sublinha que não está preocupado "com as leituras que farão deste momento no futuro". Neste momento, toda a sua atenção está direcionada para o objetivo de estar no Mundial 2022.

"Estamos convictos de que juntos vamos alcançar o nosso objetivo. Temos de colocar em campo o nosso talento e puxar pela força coletiva da nossa equipa", observa.

Favoritismo assumido

Portugal começa por defrontar a Turquia na quinta-feira, 24 de março, às 19h45, e, se vencer, jogará na semana seguinte com o vencedor da eliminatória disputada entre Itália e Macedónia do Norte. O caminho para o Qatar passa por ultrapassar estas duas barreiras finais.

Fernando Santos faz uma avaliação cuidada da Turquia, destacando que se trata de um "adversário com muita qualidade". O selecionador exige que haja "muito respeito" pelo adversário, mas admite que, com a qualidade que Portugal tem e jogando em casa, a sua equipa é favorita.

"Portugal, jogando em casa, apesar de frente a um adversário com muita qualidade, é favorito. Temos de ter muito respeito. Não podemos é ter medo. Não podemos achar que somos os melhores do mundo, mas temos de confiar em nós", remata.

Fernando Santos chamou 25 jogadores para o "play-off" de apuramento para o Mundial 2022, com destaque para a estreia de Gonçalo Inácio. O central do Sporting entra na lista, para compensar a ausência de Rúben Dias, lesionado.

De regresso estão Cédric Soares - a equipa não conta com Nélson Semedo, lesionado, e com Cancelo, castigado para o jogo com a Turquia - e Otávio. Em comparação com a convocatória anterior, registam-se seis saídas e cinco entradas.

Entram Cédric, Gonçalo Inácio, Raphael Guerreiro, Otávio, Gonçalo Guedes; saem Rúben Dias, Nélson Semedo e Renato Sanches, por lesão, Palhinha, João Mário e Rafa, por opção.

Reveja a conferência de imprensa de Fernando Santos:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+