Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting e o e-toupeira. "Mais um processo que coloca em causa reputação do futebol português"

24 fev, 2023 - 22:40 • Redação

Clube leonino questiona ligação de Paulo Gonçalves com o Benfica mesmo após a saída oficial do antigo assessor do clube, recorda o processo "Apito Dourado" e diz que "é fundamental que desta vez não volte a ficar tudo na mesma".

A+ / A-

O Sporting lamenta que a condenação de Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico do Benfica, no caso "e-toupeira" seja mais "um de vários processos que colocam em causa reputação do futebol português".

Em comunicado, os leões mostram-se surpreendidos por "o Tribunal ter considerado plausível que esse agente desportivo, apesar de ter sido 'o elemento preponderante que desencadeou toda a sequência de crimes', nada tenha informado das suas acções e do resultado das suas diligências ao então presidente da SLB SAD, Luís Filipe Vieira, nem tão pouco os seus vice-presidentes ou administração".

A SAD do Sporting aponta que o ex-assessor jurídico do Benfica teve "acesso a informação indevida, mas não se demonstrou que o arguido tenha partilhado essa informação. Ou seja, Paulo Gonçalves corrompeu, teve acesso a informação privilegiada, mas teria agido apenas por sua iniciativa e recreio".

A ligação de Paulo Gonçalves ao Benfica continuou depois de ter sido oficialmente encerrada em 2018, segundo aponta o Sporting.

"Além de presença assídua no estádio do clube, surge associado ao SLB como intermediário em vários negócios posteriores, como a transferência de Darwin Nuñez do SLB para o Liverpool, com a qual, segundo notícias públicas, terá lucrado cinco milhões de euros. Fica a dúvida sobre o porquê desta intermediação por parte do advogado que já não tinha ligação ao SLB e sobre o qual já recaíam suspeitas e acusações de corrupção", questiona.

Os leões afirmam que este "é mais um de vários processos cujos graves contornos colocam em causa o funcionamento e reputação do futebol português e a verdade desportiva das nossas competições: tráfico de influências, corrupção, entregas de malas com dinheiro, jogadores no activo que dizem ter sido aliciados – um sem número de negócios duvidosos e práticas criminosas que mancham o desporto nacional".

O Sporting pede consequências para que "desta vez não volte tudo a ficar na mesma".

"A Justiça falhou no chamado processo do Apito Dourado. É fundamental que desta vez não volte a ficar tudo na mesma, com os intervenientes a fingir que nada se passou, que não existem escutas disponíveis na internet, que o crime teve o castigo merecido. Não teve. E o crime não pode compensar, porque a percepção de que o crime compensa mina totalmente a confiança dos cidadãos nas instituições", diz.

O caso da Juventus é mencionado pelo Sporting, quando o clube de Turim foi despromovido em 2006 por corrupção.

"A Sporting SAD já se constituiu assistente em todos estes processos que envolvem o Desporto português e partilhou todas as informações relevantes com as autoridades, nas devidas instâncias, para que a verdade desportiva não seja constantemente deturpada por este tipo de práticas e comportamentos. O caminho será duro, mas será a única forma de legitimar, de uma vez por todas, o Desporto nacional e o futebol em particular", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    25 fev, 2023 PORTUGAL 11:50
    É isso mesmo, tornem o caminho duro. Por falar em TORNEM. Investiguem também aquele CÉLEBRE jogo na cidade de Chaves, entre o Desportivo e o SPORTING. Como ELES eram TODOS como as cores da bandeira nacional, VERMELHOS e VERDES.

Destaques V+