Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga trava processo disciplinar ao Benfica

19 jan, 2023 - 07:31 • João Fonseca , Olímpia Mairos

A Comissão de Instrutores da Liga entendeu que este não é o momento para avançar e só o fará quando os factos apurados o justificarem.

A+ / A-
Foto: Nuno Fox/Lusa
Foto: Nuno Fox/Lusa
Foto: António Cotrim/Lusa
Foto: António Cotrim/Lusa

O processo disciplinar levantado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol ao Benfica, na sequência de uma investigação de alegada corrupção desportiva, está suspenso.

A Comissão de Instrutores da Liga entendeu que este não é o momento para avançar e só o fará quando os factos apurados o justificarem. A decisão, e já comunicou a decisão ao clube da Luz.

A SAD foi constituída arguida e reconheceu o facto a 7 de janeiro, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, informando também que foram constituídos “membros do Conselho de Administração no mandato 2016 a 2020 e que se encontram atualmente em funções”, como é o caso do presidente Rui Costa.

Já na quarta-feira, em declarações à Bola Branca, o especialista em Direito do Desporto Lúcio Correia dizia estranhar e questionava mesmo se não terá havido precipitação na decisão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de instaurar um processo disciplinar à Benfica SAD, na sequência de um mega-processo que investiga factos que podem incorrer no crime de corrupção desportiva.

“O que causa estranheza é o fato de o Conselho de Disciplina ter aberto um processo disciplinar sem que antes o Ministério Público tenha deduzido acusação, e é o Ministério Público que tem todos os factos, que estão em segredo de justiça. Só depois da acusação é que os arguidos que são constituídos ao longo do processo têm conhecimento dos factos que contra si são deduzidos e, normalmente, só depois disto é que surge a justiça desportiva”, explicava o especialista, recordando que “a justiça desportiva tem a obtenção de meios de prova muito limitados. Fica a aguardar os resultados dos processos criminais para, depois, o Conselho de Disciplina pedir uma certidão ao Ministério Público, para poder conduzir o processo desportivo”.

Depois de o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter instaurado um processo disciplinar à SAD do Benfica relativas ao megaprocesso de corrupção, a Comissão de Instrutores da Liga Portugal, notificou o clube da Luz informando que, por agora, não avançará com a fase de instrução até serem apurados novos factos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose
    20 jan, 2023 Vila Nova de Gaia 11:29
    O que eu sinto neste caso , é o que eu tenho escrito a já bastante tempo , a SÁDE do Benfica sabe a já muito tempo que nada ou muito pouco lhes vai Acontecer ., vai ser um casos de encher o cesto dos papéis , porque o caso vai prescrever , e tão grave o Vado Benfiquista , que só a prescrição o vai safar . Portugal no seu melhor .
  • Americo
    19 jan, 2023 Leiria 09:04
    Bom dia. Alguém se entende neste País ????!!!!!!

Destaques V+