Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nuno Félix

"Gotze é um jogador ao nível da dimensão do Benfica"

02 mai, 2022 - 12:45 • João Fonseca

Nuno Félix, consultor de clubes alemães, explica a mais-valia para as águias na contratação do internacional germânico do PSV e da sua compatibilidade com João Mário no sistema tático de Roger Schmidt.

A+ / A-

Contratar Mario Gotze ao PSV e satisfazer um pedido de Roger Schmidt será uma operação semelhante à que Rui Costa protagonizou quando foi a Saragoça, em 2008, buscar Pablo Aimar.

Nuno Félix, consultor de clubes alemães, não compara os dois, mas estabelece a dimensão desportiva para justificar a eventual aposta dos encarnados no avançado do PSV.

"Gotze tem uma qualidade extraordinária. É conhecido na Alemanha como o mais latino dos alemães, pelo que não terá dificuldade em adaptar-se", começa por dizer o especialista, em entrevista a Bola Branca.

A chegada do internacional germânico não será de todo simples e poderá enfrentar "mais dificuldades", quando compararmos as diferenças entre o futebol português e o neerlandês. Nuno Félix esclarece que no campeonato português Gotze "não terá tanto espaço, nem tempo" para explanar o seu futebol, como o que teve estas épocas nos Países Baixos. Porém, é um interveniente "com recursos técnicos e capacidade de finalização" acima da média.

Caso venha a aventurar-se no futebol português, o alemão pode vir a encontrar João Mário no plantel encarnado. Segundo Nuno Félix, perfeito conhecedor de ambos, não são incompatíveis, pois não considera o internacional português um número 10.

"São dois jogadores que privilegiam muito a posse de bola" e que poderão somar qualidade no esquema de Roger Schmidt. Aliás, este é um assunto sobre o qual o novo treinador das águias deverá meditar. Nuno Félix considera que o técnico alemão poderá estar a "enquadrar uma adaptação do seu futebol" às características próprias da liga portuguesa.

"Grande parte das equipas com quem o Benfica jogará vão fazê-lo de forma mais fechada do que aquilo a que está habituado nos Países Baixos, como no próprio futebol alemão, onde o seu futebol encaixa na perfeição, por ser de muitas transições ofensivas", acrescenta o especialista e consultor de clubes alemães.

Mario Gotze, que completa 30 anos em junho, tem contrato com o PSV até 2024. O internacional alemão transferiu-se para Eindhoven na época passada, depois de na Alemanha ter representado Borussia Dortmund e Bayern Munique.

Esta temporada, Gotze tem 49 jogos, 12 golos e 11 assistências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+