Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Clássico

"Diferença estará no compromisso". João Henriques espera Benfica mais desperto no Dragão

29 dez, 2021 - 12:45 • Pedro Castro Alves com Eduardo Soares da Silva

O treinador português acredita que Nélson Veríssimo espera poucas alterações no Benfica, mesmo com mudança na estrutura tática. João Henriques acredita que águias podem aproveitar "chicotada psicológica" da saída de Jorge Jesus, mas assume que FC Porto "está melhor".

A+ / A-

O treinador João Henriques acredita que o Benfica vai entrar no Estádio do Dragão frente ao FC Porto com "orgulho ferido" e com outro compromisso, depois da derrota por 3-0 para a Taça de Portugal e a consequente saída de Jorge Jesus do comando técnico.

Em declarações à Renascença, o experiente treinador português acha que as águias terão uma postura "totalmente diferente".

"A diferença estará no compromisso. Com o orgulho ferido, vão estar mais despertos para que o rumo seja diferente, a entrada em jogo seja diferente. Acredito que a postura será totalmente distinta", começa por dizer.

Nélson Veríssimo vai orientar a equipa até ao final da temporada. João Henriques assume que a tática poderá mudar, desfazendo o sistema com três centrais, mas não espera grandes alterações nas dinâmicas e maneira de jogar da equipa.

"Com tão pouco tempo de treino, poderão haver poucas alterações, independentemente de poder tirar um elemento da linha de três. Acho que as alterações nas dinâmicas serão poucas, ou nenhumas. Vai ser uma alteração em termos emocionais, com a mudança do treinador", diz.

Chicotada para aproveitar

João Henriques, que conta com passagens pelo Moreirense, Vitória de Guimarães, Santa Clara e Paços de Ferreira, acredita que a "chicotada psicológica" da saída de Jorge Jesus pode ter um efeito positivo no Benfica.

"Quando há mudança de equipa técnica, há uma reação emocional, a tal chicotada psicológica, com a parte mental dos jogadores a funcionar. Isso vai ditar que o Benfica tenha uma postura diferente, acredito que mais agressiva e concentrada. São os principais ingredientes para que o jogo seja diferente, com toda a certeza", diz.

No lugar de Sérgio Conceição, João Henriques prepararia a equipa para "todas as hipóteses", mas não espera que o FC Porto seja surpreendido.

"Há mais variáveis. Se estivesse no lugar da equipa que fosse jogar agora com o Benfica, prepararia as várias hipóteses e soluções. Os jogadores são os mesmos, mas será uma questão de atitude perante o jogo, perceber o que o Benfica quer naquele jogo. Os jogadores do Porto estarão preparados, a 75 minutos do jogo sabem o onze, vão perceber a estrutura. Qualquer tipo de alteração, há tempo para ajustes e relembrar de situações. Porto não será surpreendido, de todo", atira.


Falso favoritismo e clássico sem impacto no título

Uma nova derrota no Dragão colocará o Benfica a sete pontos do FC Porto, e pode também ficar a sete do Sporting, caso vença o seu jogo. No entanto, João Henriques desvaloriza impacto deste jogo nas contas do título.

"Não vai ditar quem vai ser o campeão nacional, de todo. Essa diferença pode ser significativa, de sete pontos, mas não dita que o Benfica fique de fora. Empate ou derrota do Porto também não dita absolutamente nada. É um resultado que, em termos anímicos, será importante, e de regularidade no campeonato, mas nada indica em relação ao desfecho do campeonato", atira.

Perante o turbilhão no Benfica, o FC Porto é o favorito? João Henriques assume que o Porto está melhor, mas assume imprevisibilidade.

"Nos clássicos há sempre um falso favoritismo. Penso que o Porto está melhor, mas o Benfica com esta alteração de treinador pode ter uma reação imediata a essa questão em termos emocionais. Dará alguma vida extra. São duas equipas em momentos diferentes", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+